Ministro Marcos Pontes realiza visita técnica ao Instituto Mamirauá/MCTI

O Instituto tem foco em ciência, tecnologia e inovação na adoção de estratégias e políticas públicas de conservação e uso sustentável da biodiversidade da Amazônia

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, foi recebido na manhã deste sábado (5), juntamente com sua comitiva, pelo diretor do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), João Valsecchi, para uma visita técnica à sede do instituto, que é uma unidade de pesquisa vinculada ao MCTI, em Tefé (AM).

O diretor do Instituto João Valsecchi fez uma apresentação sobre a atuação do Instituto, além de apresentar as atividades de pesquisa e desenvolvimento sustentável para a região da Amazônia. “Nós desenvolvemos tecnologia para uso da população que beneficia e proporciona qualidade de vida para as pessoas”, disse. “Um exemplo é a tecnologia de abastecimento de água com uso de energia solar”.

O ministro Marcos Pontes visitou as instalações da sede, incluindo laboratórios de manejo de recursos naturais e desenvolvimento social sustentável, pesquisas biológicas e a biblioteca Henry Walter Bates. O ministro abordou a importância do instituto para a o desenvolvimento social sustentável na região. “Eu vejo aqui a capacidade de transformar a região amazônica e outras regiões com as metodologias que eles desenvolvem aqui”, afirmou. “Esse trabalho é extremamente importante”.

A operação de suporte pluvial e aéreo nos descolamentos foi realizada pelo Exército Brasileiro, por meio da 16ª Brigada de Infantaria de Selva da Região Amazônica sob o comando do general Marcius Cardoso Netto, que acompanhou todos os eventos da comitiva.

Instituto Mamirauá

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá foi criado em abril de 1999. É uma organização social fomentada e supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. O Instituto Mamirauá é referência nacional e internacional em desenvolvimento sustentável para a conservação da biodiversidade e melhoria da qualidade de vida das populações amazônicas.

PUBLICADO POR:    MCTI 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *