Grupo interministerial se reúne para enfrentamento ao escalpelamento

Representantes do Poder Executivo, do Ministério Público do Trabalho, da sociedade civil e parlamentares participaram nesta quinta-feira da primeira reunião do grupo interministerial instituído em agosto do ano passado para propor o Programa de Enfrentamento ao Escalpelamento. 

Para quem não sabe, o escalpelamento é um  acidente que se caracteriza pelo o arrancamento brusco couro cabeludo, que costuma acontecer em embarcações de pequeno porte. O motivo, quase sempre, é a falta de atenção:  cabelos compridos, especialmente de meninas e mulheres, se enrolam nos eixos ou partes móveis do motor das embarcações.

Em coletiva de imprensa após o encontro, a ministra da Família, Mulher e Direitos Humanos, Damares Alves, explicou que o grupo interministerial vai construir um plano de trabalho unindo experiências já desenvolvidas pela Marinha do Brasil, com outras ações de prevenção ao escalpelamento.

Desde o ano passado a Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres conta com um projeto de prevenção desse tipo de acidente, que acontece principalmente na região Norte do país.

Um acordo de Cooperação Técnica com o Inmetro, que tem o apoio da Marinha, da Capitania dos Portos e da Universidade Federal do Pará, vai permitir a construção de um protótipo de protetor do eixo do motor das embarcações, que provoca o escalpelamento.

Publicado em 03/02/2022 – 22:02 Por Daniella Longuinho – Repórter da Rádio Nacional – Brasília – Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde – RADIOAGÊNCIA NACIONAL   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *