Exército presta apoio logístico a comitiva do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações na Amazônia

Manaus (AM) – O Exército Brasileiro, por meio do Comando Militar da Amazônia (CMA), presta apoio logístico a uma comitiva do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) que realizará eventos na Amazônia Ocidental. Na madrugada da  sexta-feira, 4, o Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Furlan, recebeu o Ministro de Estado Astronauta Marcos Pontes e sua comitiva.

Crédito: Comando Militar da Amazônia

Na oportunidade, o General Furlan agradeceu a presença do grupo na área de atuação do CMA e colocou à disposição os meios logísticos da Força em apoio às atividades que serão desenvolvidas em Manaus e Tefé (AM). A delegação liderada pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Astronauta Marcos Pontes, é composta por secretários da pasta, parlamentares, embaixadores e diplomatas. Entre as ações previstas, estão lançamento de edital, inauguração de laboratórios e visitas a projetos vinculados ao Governo Federal e realizados pelo MCTI.

Em breve apresentação, o general expôs a presença do Exército Brasileiro na Amazônia Ocidental e o contingente e a operacionalidade das tropas atuantes nos Pelotões de Fronteira. “Esse é um dispositivo de profundidade que atende a nossa defesa. Não que haja inimigos, pois o Brasil não tem inimigos na nossa fronteira, mas sabemos que crises podem acontecer por atores não-governamentais. Então, esse dispositivo prevê quando há uma crise e, a partir disso, vem a resposta imediata”.

Eventos

Na Amazônia Ocidental, a comitiva do Ministério realizará o lançamento do Edital FINEP/MCTI/SUFRAMA, que destinará R$ 30 milhões de recursos de subvenção econômica para projetos de inovação nos temas bioeconomia e transformação digital. Os integrantes do Ministério também realizarão visitas à Torre ATTO (sigla para Amazonian Tall Tower Observatory), estrutura de 325 metros de altura  localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) no estado do Amazonas; e ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, organização social do MCTI.

A agenda também prevê o lançamento do Laboratório Flutuante Vitória-Régia, que faz parte do projeto Sistema Amazônico de Laboratórios Satélites (SALAS/MCTI); a apresentação do projeto SALAS/MCTI – Concepção e Planejamento dos Institutos Amazônicos; e o lançamento do Laboratório de Selva Peixe-Boi – SALAS MCTI.

REPERTÓRIO FOTOGRÁFICO 

Crédito: Comando Militar da Amazônia
Crédito: Comando Militar da Amazônia

Fonte: Comando Militar da Amazônia – PUBLICADO POR:  EXÉRCITO BRASILEIRO