Exército presta apoio a atividades do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações em Tefé (AM)

Tefé (AM) – O Exército Brasileiro, por meio da 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl), prestou apoio de segurança e transporte para uma comitiva do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), que realizou atividades na região. Tropas da brigada acompanharam todo o deslocamento da delegação, que foi realizado por transporte fluvial.

Crédito: Comando Militar da Amazônia

O Comandante da 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl), General de Brigada Marcius Cardoso Netto, acompanhou as atividades e destacou as ações de apoio do Exército na defesa do meio ambiente. “O Exército Brasileiro, na Amazônia, não atua somente na defesa da soberania. Também atuamos no apoio aos órgãos ambientais, com apoio logístico, e, também, na nossa parte de fronteira, coibindo crimes transfronteiriços. Contribuímos fortemente com o meio ambiente”.

Atividades
No sábado, dia 5, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, acompanhado de delegação, realizou, em Tefé, uma visita ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, organização social do MCTI no município. No mesmo dia, foi realizado o lançamento do Laboratório Flutuante Vitória-Régia, que faz parte do projeto Sistema Amazônico de Laboratórios Satélites MCTI (SALAS MCTI). O SALAS MCTI é um projeto que tem a finalidade de instalar infraestruturas de apoio à pesquisa científica no território amazônico.

Na sequência, a comitiva acompanhou a apresentação do projeto SALAS/MCTI – Concepção e Planejamento dos Institutos Amazônicos MCTI (IDSM – INPA e MPEG) e o planejamento do projeto para o ano de 2022. Em seguida, foi anunciado o monitoramento automatizado e em tempo real de toda a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. A unidade de conservação, de 1,1 milhão de hectares, será a primeira no mundo a ter toda a biodiversidade monitorada totalmente por meio de imagens e sons. Neste domingo, 6, a comitiva participa, às 12h, do lançamento do Laboratório de Selva Peixe-Boi – SALAS MCTI, atividade que encerra a agenda oficial da comitiva.

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército – PUBLICADO POR: EXÉRCITO BRASILEIRO 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *