Exército Brasileiro encontra aeronave que desapareceu durante a 2° Guerra Mundial

De 27 a 31 de janeiro, um Grupo de Combate do 34° Batalhão de Infantaria de Selva, Batalhão Veiga Cabral, realizou uma expedição na região da Aldeia Santa Isabel, próxima ao Oiapoque.

O Grupo era formado por 1 tenente, 3 sargentos, 4 cabos e 3 soldados. Segundo informações, o Exército tinha realizado uma busca em 2012, mas sem sucesso.

A busca foi um desafio, no qual o GC teve que improvisar bastante para chegar ao local, como conta um dos integrantes da missão: “Nós fizemos um bom contato com a população local, fomos muito bem recebidos pelo pessoal da aldeia, deixamos a nossa embarcação militar e pegamos algumas canoas pequenas que eles chamam de “casco” para poder conseguir se aproximar da montanha.

O caminho é uma selva alagada, tem muitas árvores. Só é possível passar com essas canoas”, disse a fonte.

O grupo levou três dias e contaram com auxílio de pelo menos três indígenas da região. Encontraram alguns destroços da fuselagem, parte da cauda, asa e uma metralhadora calibre .50.

A história dessa aeronave está diretamente ligada à base aeronaval do Amapá, que serviu aos aliados durante a Segunda Guerra Mundial.

FONTE: Correio Amapaense

NOTA DA REDAÇÃO: Os destroços encontrados são os restos do B-26G-25-MA, Marauder – cn: 9557, USAAF BuN. 44-68105. Desaparecido no seu voo de translado no dia 25 de Janeiro de 1945. O B-26 decolou da Atinkson AAF (Army Air Force na Guiana Inglesa e tinha como destino Belém. Todos os 5 tripulantes faleceram na queda.

PUBLICADO POR:  AEREO.JOR  

Exército Brasileiro encontra avião B-26 dos EUA perdido na 2ª Guerra Mundial no Amapá (FOTOS) – 08.02.2022, Sputnik Brasil (sputniknews.com)

Exército encontra avião americano que caiu na Amazônia na Segunda Guerra

Folha de S.Paulo – Avião dos EUA é resgatado no Amapá – 23/7/1995 (uol.com.br)

Encontrados no Amapá destroços de avião americano da Segunda Guerra Mundial | Agência Brasil (ebc.com.br)

Nota da Ecoamazônia – São relatos do achado atual e de achados anteriores. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: