Aluno de mestrado na UFRR desenvolve primeiro repositório digital indígena do Brasil

O Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Roraima (UFRR) possui agora o primeiro repositório digital indígena do Brasil. A base de dados foi desenvolvida por Elton Bentes Neves, bibliotecário da UFRR e aluno de mestrado do Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT/UFRR).

Foto postada em: UFRR

Repositórios são bases de dados on-line que reúnem a produção acadêmica de uma instituição ou área temática. O repositório do Insikiran concentrará a produção acadêmica, científica e etnocultural da unidade em um único local, com monografias, dissertações, e-books, dicionários digitais de línguas indígenas, materiais técnicos e educativos e outros saberes etnoculturais em formato digital.

A entrega do produto digital ao Insikiran aconteceu no dia 28 de fevereiro. Participaram o reitor da UFRR, professor José Geraldo Ticianeli, e representantes do PROFNIT e da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da UFRR.

 A iniciativa servirá como ferramenta para proteger, preservar, organizar, divulgar e disseminar os saberes científicos e etnoculturais dos povos indígenas de Roraima. O acesso ao repositório é aberto e gratuito a todos.

“Espera-se que este instrumento tenha uma vida infinita e receba o devido suporte quanto aos avanços tecnológicos contínuos. A missão é produzir, integrar e socializar”, cita Elton Bentes Neves.

Além da preservação, o repositório é a garantia dos devidos créditos aos conhecimentos tradicionais indígenas, que são transmitidos a cada geração desses povos.

O produto tecnológico, na concepção do professor Eliseu Sandri, diretor pró-tempore do Insikiran e orientador do aluno Elton, “representa uma grande conquista dos povos indígenas de Roraima frente a um canal privilegiado para equalização de acesso/uso para interagir com mundo das mídias digitais em plena era do conhecimento”.

A previsão é que o acesso público ao repositório esteja liberado  a partir de março deste ano.

PUBLICADO POR:    UFRR – UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *