SESAI realiza primeira reunião do ano com Fórum dos Presidentes dos Conselhos Distritais de Saúde Indígena (FPCondisi)

Encontro aconteceu em Brasília, entre os dias 17 e 19 de janeiro

Foto postada em: Saúde Indígena

Dentre os objetivos constaram aspectos relativos à vacinação contra a Covid-19, responsabilidades do Controle Social, 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena e demais aspectos relacionados à Política Nacional de Atenção à Saúde Indígena com atenção diferenciada, vida e saúde nas comunidades.

O Fórum dos Presidentes dos Conselhos Distritais de Saúde Indígena (FPCondisi) está constituído pelos 34 presidentes de Condisi que representam os usuários do Subsistema de Saúde Indígena (SASISUS) que são atendidos pelo Governo Federal diretamente nas aldeias.

O encontro foi realizado em Brasília, com a participação dos presidentes dos Condisi, integrantes do controle social, representantes dos trabalhadores e gestão da SESAI. Durante os três dias de evento, também foram debatidos temas como transparência, governança, projetos e desafios para este ano. A SESAI é uma conquista dos povos indígenas e trabalha de forma integrada e indissociável com o Controle Social.

Vale ressaltar que toda a reunião aconteceu respeitando os requisitos de segurança. “Todos os protocolos relacionados à Covid-19 e síndromes gripais foram adotados e o encontro aconteceu com total segurança. Uma oportunidade única para tratar temas pertinentes à saúde indígena”, reforçou Robson Santos da Silva, Secretário Especial de Saúde Indígena.

Erivelto Fernandes, presidente do FPCondisi também reforçou a importância do encontro. “Gostaríamos de agradecer o empenho da gestão nacional da SESAI. A gente vê a importância das ações que são realizadas. A pauta foi muito rica e com certeza vai trazer muita coisa boa para o futuro das nossas comunidades e fortalecimento do nosso subsistema”.

Por Karina Borges – Nucom/SESAI/MS – SAÚDE INDÍGENA – MINISTÉRIO DA SAÚDE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *