Série inédita sobre desmatamento na Amazônia estreia domingo

Produção é da TV Cultura em parceria com o Amazon Rainforest Journalism Fund e o Pulitzer Center

“Amazônia: entre a vida e a morte” é a nova série da TV Cultura  e mostra o novo polo de desmatamento da Amazônia, região na divisa dos estados do Acre, Amazonas e Rondônia, que recebe o nome de “Amacro”. A série, feita em parceria com o Amazon Rainforest Journalism Fund e o Pulitzer Center, é dividida em quatro episódios e será exibida às 16h30, a partir de domingo (16).

A equipe de produção, comandada pela jornalista Laís Duarte, viajou de Porto Velho, em Rondônia, à cidade de Lábrea, no Amazonas, pela rodovia BR 319, estrada que corta mais dezenas de terras indígenas e unidades de conservação, para mostrar como a Amazônia vem sendo derrubada cada vez mais. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a taxa de desmatamento na Amazônia Legal brasileira teve um aumento de quase 22% em um ano, maior índice de devastação desde 2006, segundo o PRODES, Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite. Esses são os dados, e a série permite que, aqueles que a assistem, vejam o que esses números significam, a partir dos registros e depoimentos capturados pela equipe de reportagem. A ambientalista Ivaneide Bandeira é uma entre os entrevistados que ilustram essa realidade. Devido ao seu trabalho, constantemente ela recebe ameaças de morte e, por isso, vive em uma espécie de “bunker”, cercada de grades e câmeras.

A destruição da floresta é motivada pela extração de madeira ilegal, muitas vezes em terras públicas, para dar lugar a pecuária e a soja, e tudo isso é registrado na série, que poderá ser acompanhada neste domingo. Laís Duarte assina a reportagem e, junto com Ricardo Ferreira, a produção; imagens por Adriano Tavares e Erinaldo Clemente; pós-produção de Leandro Silva e direção de Simão Scholz.

O Eco 

PUBLICADO POR:     JORNAL DA CIÊNCIA SBPC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *