Óbito de indígena Madja Kulina atendida pela CASAI Manaus.

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), do Ministério da Saúde, por meio do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Manaus, lamenta informar o falecimento de uma indígena da etnia Madja Kulina, de 78 anos, do município de Juruá, que estava referenciada na Casa de Saúde Indígena – CASAI Manaus, desde 02/08/2020, para o tratamento de Neoplasia Pulmonar/Brônquica e Tuberculose.

A paciente foi referenciada pelo município na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas – FCECON e logo após acolhida pela CASAI Manaus, sendo acompanhada desde então.

Após o acompanhamento médico na FCECON, devido ao estado metastático em que a doença se encontrava e o tratamento para Tuberculose em curso, foi orientado cuidados paliativos. Sendo a paciente prontamente atendida pela CASAI Manaus, que orientou o tratamento e a encaminhou para contrarreferência, devendo a paciente retornar para exames no FCECON em agosto de 2021.

Porém, a paciente não retornou na data prevista. Chegou a Manaus no dia 31/12/2021, sem referência na CASAI, encaminhada pelo município de Juruá. A Equipe de Assistência Social da CASAI Manaus tomou conhecimento da chegada da indígena somente no dia 10/01/2022, através de uma solicitação de resgate do serviço social do Hospital 28 de Agosto, e imediatamente garantiu acompanhamento integral às necessidades da paciente.

No dia 11/01 a paciente foi encaminhada, com desconforto respiratório ao serviço de urgência da FCECON, onde foi atendida e liberada com receita e medicação. No dia 13/01, a indígena foi encaminhada, novamente, com desconforto respiratório ao serviço de urgência da FCECON, onde ficou em observação e liberada com receita e medicação.

No dia 14/01, após apresentar piora no quadro clínico, a equipe de plantão da CASAI encaminhou a paciente ao hospital 28 de agosto, onde foi realizado teste antígeno apresentando resultado positivo para Covid-19. A paciente foi internada e infelizmente veio a óbito no dia 15/01/2022. Em sua Declaração de óbito consta: Insuficiência Sistêmica Aguda causada pela Infecção pela Covid-19 e Neoplasia.

A SESAI, DSEI Médio Rio Solimões e Afluentes e a CASAI Manaus externam seus sinceros sentimentos ao povo Madja Kulina, predominante em toda região do Rio Juruá, principalmente aos familiares e amigos residentes na Aldeia Marupá, Polo Base Kumaru.

Culturalmente para os Kulina, sua crença diz que a doença do “cariú” (branco), em especial a Neoplasia e a Covid-19, são causadas por um “dori” (feitiço/pedra) que entra de forma mágica/desconhecida no corpo do indígena.

A Casai Manaus continua realizando todas as medidas de prevenção para o combate da Covid-19. Desinfecção de ambientes, orientações a respeito da etiqueta respiratória e distanciamento, além da testagem de pacientes e profissionais sintomáticos para rastreio de novos casos.

PUBLICADO POR: SESAI/MS  
Contato: Núcleo de Comunicação/NUCOM