Infovia 00 – Norte Conectado

Hoje, 23 de janeiro de 2022, por volta das 12:30 hs a balsa de lançamento do cabo subfluvial da Infovia 00, do Programa Norte Conectado, chegou a cidade de Almeirim/PA.

Desta forma completou-se o lançamento do primeiro segmento da Infovia, interligando Macapá/AP a Almeirim. Foram lançados aproximadamente 290 km de cabo óptico no fundo do leito do Rio Amazonas.

É um momento histórico pois realiza-se a primeira interligação de cabo óptico da Infovia 00, projeto que começou a tomar forma em janeiro de 2019 na sala do Secretário Executivo do então MCTIC.

O lançamento ocorreu conforme o planejado e sem qualquer tipo de problema durante as 40 horas que duraram os trabalhos técnicos de lançamento. Em seguida foram realizados os trabalhos de ancoragem do cabo vindo de Macapá ao mesmo tempo que foi feita a ancoragem inicial do segmento 2 que vai de Almeirim até Monte Alegre.

A chegada da balsa e da equipe na cidade de Almeirim foi recepcionada pelo titular da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Social de Almeirim, Sr Bruno Brilhante, representando a prefeita Sra Maria Lucidalva Carvalho, que em suas palavras destacou a importância para a cidade desta capacidade de acesso de internet que permitirá que a cidade expanda suas potencialidades e crie novas oportunidades de políticas públicas em diversas áreas.

Os trabalhos de lançamento estão sendo coordenados pela RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – www.rnp.br) que está com dois de seus colaboradores embarcados e executado pela Navegação Prates, com sede em Manaus/AM. Ao todo estão envolvidos neste trabalho uma equipe de sessenta e duas pessoas. Infovia 00 – Programa Norte Conectado – Programa Amazônia Integrada Sustentável (PAIS)

Dados e fotos disponibilizados por: Edson Kowask Bezerra (RNP)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *