Cheias em todo o Brasil são monitoradas e medidas pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM)

O Governo Federal, por meio do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), empresa pública ligada ao Ministério de Minas e Energia, está monitorando e medindo, em campo, as cheias que atingem a região sudeste, centro-oeste, nordeste e norte do País.

Lista de Municípios – Postada em: SGB CPRM

Desde dezembro de 2021, foram emitidos centenas de boletins de monitoramento hidrológico e previsões de níveis dos rios. Os dados de monitoramento e previsão são enviados aos órgãos de Defesa Civil auxiliando nas ações de remoção dos afetados. Técnicos e engenheiros estão realizando medições diárias, de níveis e vazões históricas.

No dia 17/01/2021 foram emitidos por parte do Serviço Geológico do Brasil 7 Boletins de Monitoramento Hidrológico contendo informações atualizadas sobre os níveis dos rios monitorados, incluindo previsões para as próximas horas, e totais de chuva precipitados. Paralelamente às previsões, foram realizadas, em campo, medições históricas no rio Tocantins que continua em elevação na sua foz e em várias localidades do rio São Francisco.

Entre as informações apresentadas nos boletins, destaca-se em situação de inundação as bacias dos rios: Doce (MG/ES), Velhas (MG), Itapecuru (MA), São Francisco (MG, BA), em situação de alerta a bacia do rio Parnaíba (PI, MA) e situação de atenção a bacia do rio Muriaé (RJ).

Acesse o Sistema de Alerta de Eventos Críticos 

Bacia do Rio Acre – SGB-CPRM
Bacia do Rio Madeira – SGB-CPRM

PUBLICADO POR:    SGB CPRM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *