31ª Tertúlia Portugal Brasil

Será realizada no próximo dia 8 de janeiro de 2022, sábado, a 31ª Tertúlia Portugal Brasil, sob o tema: “D. João VI e o Brasil: os anos felizes”, tendo como convidado *Leonídio Paulo Ferreira*.

O grupo de trabalho transnacional, capitaneado pelo Prof. Dr. Cesar Bargo Perez e pelo Cel. Elcio Secomandi, por parte do Brasil, e pelo General Rui Moura, por parte de Portugal, CONVIDA para a 31ª Tertúlia Portugal Brasil:

31ª TERTÚLIA PORTUGAL-BRASIL
SÁBADO, dia 8 de janeiro de 2022,
21h00 – 22h40 (horário de Lisboa) / 18h00 – 19h40 (horário de Brasília),

TEMA: “D. João VI e o Brasil: os anos felizes”

Apresentação: *Leonídio Paulo Ferreira*

Plataforma Zoom: https://us02web.zoom.us/j/6164543465

Canal das Tertúlias: https://www.youtube.com/TertuliasPortugalBrasil
Canal de Podcasts: https://anchor.fm/tertuliasportugalbrasil 

RESUMO DA APRESENTAÇÃO

Herdeiro surpresa por morte do irmão, regente de Portugal pela loucura da mãe, D. João enfrentou até 1807 o terrível dilema de manter-se fiel à aliada Inglaterra ou ceder a uma França napoleónica que parecia invencível. Depois, de 1821 até à morte, em 1826, sofreu todo o tipo de afrontas, quase condenado a ser um joguete nas mãos ora de liberais, ora de absolutistas. De certa forma, foi traído politicamente pelos dois filhos, também, certamente, pela mulher. Mas pelo meio, entre janeiro de 1808 e abril de 1821, foi feliz no Brasil. Deixou saudades?

CURRICULUM VITAE

Leonídio Paulo Ferreira (Setúbal, 1971)

É diretor adjunto do Diário de Notícias, o jornal diário mais antigo de Portugal continental (1864), onde começou como estagiário em 1992, na secção Internacional. Especializou-se no jornalismo de política internacional e cobriu eleições nos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha e fez reportagens ainda em países como Marrocos, Guiné-Bissau, Israel, Iraque, Irão, Arábia Saudita, Afeganistão, Paquistão, Índia, China, Coreia do Sul, Japão e Timor-Leste. Licenciado em Comunicação Social e mestre em Estudos Americanos, é doutor em História Contemporânea com a tese “A República de Monroe versus o Império de Pedro I: uma perspectiva histórica sobre o pragmatismo norte-americano”, mas é como jornalista do DN que se apresenta sempre, até quando publica livros como “Encontros e Encontrões de Portugal no Mundo” (Edições Desassossego, 2019).

AS TERTÚLIAS JÁ REALIZADAS ESTÃO DISPONÍVEIS NO YOUTUBE:    TERTÚLIAS PORTUGAL BRASIL

Comissão Organizadora do Projeto Tertúlia Portugal-Brasil:
– Major General Rui Moura, Reserva do Exército de Portugal;
– Prof. Dr. Cesar Bargo Perez, Pesquisador da Universidade Católica de Santos; e
– Cel Rfm/EB Elcio R. Secomandi, Pesquisador e Professor Emérito da Universidade Católica de Santos  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*