Pavimentação e escola beneficiam comunidades longínquas do Acre

Porto Walter (AC), 09/12/2021 – O dia começou cedo para a equipe de engenheiros e de supervisores do Programa Calha Norte que estavam em Cruzeiro do Sul, no Acre, para inspecionar obras de infraestrutura entregues nos municípios dos arredores, nessa quarta-feira (08). Isso porque o desafio é grande: só é possível chegar ao município de Porto Walter por embarcação ou por meio aéreo.

Os pilotos do 4º Batalhão de Aviação do Exército encararam o tempo nublado e transportaram o grupo para as vistorias em comunidades, de helicóptero. Na mais distante, chamada Comunidade do Mororó, onde habitam apenas 18 famílias, a obra vistoriada foi a Escola de Ensino Fundamental São José. A visita faz parte de uma série de inspeções realizadas, entre 06 e 09 de dezembro, a obras entregues nos últimos dois anos, pelo PCN. O Programa é responsável pela execução de empreendimentos com recursos provenientes de emendas parlamentares.

Após desembarcar do helicóptero, percorreram uma trilha para chegar ao local. A escola, que tem a faixada azul, já está pronta para iniciar o ano letivo de 2022. As aulas presenciais só começam no próximo ano, mas as expectativas para usar a nova instalação são grandes. A professora Eliana Antônia Ferreira da Silva, que ministra aulas de Português, Inglês e Religião, explica que a nova escola é mais ampla e será mais confortável para os estudantes. “Os alunos estão ansiosos para vir. A escola é importante para quem mora aqui e também para aqueles que estão em comunidades além do rio, e vem de canoa. Uma escola arrumada é mais um incentivo para virem para as aulas”, contou.

Para chegar a outra comunidade, foi preciso mais um voo de helicóptero. Após o pouso, um carro levou os profissionais até o cais, onde uma canoa os aguardava para conduzi-los até o local da obra. Após desembarcar, uma breve caminhada para, finalmente, chegar à benfeitoria. Trata-se de uma pista de caminhada.

O aposentado Manuel Pereira mora em frente à pista e conta que, depois da construção, as ruas não ficam mais alagadas e as crianças não precisam mais colocar os pés em sacolas e levar os sapatos nas mochilas nos dias de chuva. “Quando chovia, era impossível caminhar. Era cheio de lama. Agora, as crianças brincam, as pessoas caminham. Ficou uma maravilha”, descreveu.

Desenvolvimento regional

Um dos objetivos do Programa Calha Norte é melhorar a infraestrutura de municípios distantes dos centros urbanos. Trata-se de uma parceria entre o Executivo, por meio do Ministério da Defesa e o Poder Legislativo, em que esta pasta recebe recursos provenientes de emendas parlamentares e executa as obras em parceria com os municípios.

Para assegurar a aplicação do valor disponibilizado e a correta execução das benfeitorias, todo processo é acompanhado e fiscalizado até a entrega à população beneficiada.

Por Mariana Alvarenga
Fotos: Antônio Oliveira

Leia mais:
No Acre, obras de infraestrutura transformam a realidade de comunidades de difícil acesso
Programa Calha Norte leva desenvolvimento para o Acre

PUBLICADO POR:   MINISTÉRIO DA DEFESA 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *