Operação Juriti combate desmatamento em Terra Indígena Urucu-Juruá

Três pessoas foram presas pelo corte de árvores nativas

Postada em: Polícia Federal DPF

São Luís/MA – A Polícia Federal deflagrou na quinta-feira (2/12) a OPERAÇÃO JURITI, visando combater a extração ilegal de madeira no interior da Terra Indígena Urucu-Juruá, situada no município de Itaipava do Grajaú/MA. Foi realizado sensoriamento remoto da região e constatou-se, por meio dos alertas do Planet – Programa Brasil M.A.I.S., um incremento no desmatamento desse território indígena no segundo semestre do corrente ano. Ademais, levantamentos indicaram dois ramais madeireiros com intensa atividade madeireira ilegal e tráfego de caminhões carregados com toras.

Cabe destacar que a madeira extraída ilegalmente dessa área protegida abastece serrarias e movelarias clandestinas localizadas no entorno, principalmente no município de Grajaú, as quais processam, beneficiam e comercializam os insumos florestais oriundos da T. I. Urucu-Juruá, infringindo a legislação pátria, promovendo a degradação ambiental, a invasão em território indígena, expondo a população local a risco de doenças, bem como tornando escassos os recursos naturais da área para a subsistência dos povos indígenas.

Ressalte-se que a Terra Indígena Urucu-Juruá possui uma área de 13 mil hectares e é habitada por uma população indígena de aproximadamente 1.500 membros da etnia Guajajara.

Durante a Operação Juriti, três indivíduos foram presos em flagrante delito pelo corte de árvores nativas no interior da Terra Indígena Urucu-Juruá e pelo uso de motosserra sem licença da autoridade competente. Deverão responder pelos crimes previstos nos artigos 50-A, 51 e 52 da Lei 9.605/98, com penas que podem chegar a 6 anos de reclusão.

Os conduzidos confessaram que haviam acabado de efetuar a derrubada de sete árvores de grande porte na Reserva Indígena e que voltariam com um caminhão para a retirada da madeira. Foram apreendidas duas motocicletas, aparelhos celulares dos envolvidos e motosserra. As investigações terão continuidade.

Participaram da Operação Juriti aproximadamente 25 servidores dos seguintes órgãos: Polícia Federal, MPF, IBAMA, PRF, ICMBio e Corpo de Bombeiros Militar (CBM).

Postadas em: Polícia Federal DPF

Comunicação Social da Polícia Federal no Maranhão – DPF – POLÍCIA FEDERAL  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *