Novos profissionais do DSEI Yanomami iniciam atendimento na região de Surucucu

Mais 25 profissionais de saúde passaram a integrar as equipes de saúde do Distrito Yanomami que agora passa a contar com 823 profissionais dedicados ao atendimento dos cerca de 28 mil indígenas da região.

Postada em: Saúde Indígena

Com foco nas ações previstas no Plano Emergencial de Enfrentamento da Malária, Desnutrição Infantil, Mortalidade Infantil, Tungíase e Alcoolismo, no dia 09/12, o DSEI Yanomami iniciou a capacitação de enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, biólogos e agentes de combate a endemias com orientações e atualizações técnicas em suas respectivas áreas, além de um panorama sobre as especificidades das etnias atendidas pelo DSEI Yanomami.

“Essa equipe veio para somar forças às esquipes de área especialmente nessas temáticas. Esse plano prevê diversas ações e, para que possamos atender ao programado, essa equipe está sendo capacitada para executar essas ações dentro do território.” Pontuou a enfermeira do Departamento de Atenção à Saúde Indígena – DASI, Maria de Lourdes, uma das responsáveis pela capacitação.

Para Rednaj Mota Santos, novo enfermeiro do DSEI Yanomami, apesar das dificuldades, a prioridade é atuar de forma sensata e efetuar um trabalho concreto para oferecer uma resposta rápida à sociedade.

Os profissionais de saúde já iniciaram os atendimentos na região de Surucucu.

PUBLICADO POR: SESAI/MS