Cátedra Escolhas agora tem foco na Amazônia Legal

Estão abertas as inscrições para a Cátedra Escolhas de Economia e Meio Ambiente, único programa de bolsas no país com esse foco. Em sua sexta edição, a Cátedra passa a ser exclusiva para estudantes nascidos na Amazônia Legal e, pela primeira vez, vai priorizar candidatas e candidatos indígenas ou afrodescendentes no processo seletivo.

As inscrições vão até o dia 29 de março de 2022.

Acesse o edital

A Cátedra Escolhas foi lançada em 2016 para incentivar o desenvolvimento de pesquisas situadas na interface entre as ciências econômicas e as questões ambientais contemporâneas. Até hoje, o programa já concedeu 31 bolsas de mestrado e doutorado e contabiliza 15 defesas, entre teses e dissertações.

Para a maior parte dos pesquisadores, o apoio foi ou tem sido fundamental para assegurar a dedicação exclusiva aos estudos.

Confira abaixo as principais dúvidas sobre o novo formato da Cátedra.

Como saber se meu município está inserido na Amazônia Legal?
A Amazônia Legal é composta pela totalidade dos estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Tocantins, Mato Grosso e o estado do Maranhão na sua porção a oeste do Meridiano 44º, conforme indicado no Art. 2º da Lei Complementar n. 124 da Presidência da República, de 03 de janeiro de 2007.
A lista de municípios que compõem a Amazônia Legal em 2020 pode ser consultada no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) neste link.

Nasci em um município situado na Amazônia Legal, mas estou cursando o mestrado em outra região. Posso me candidatar?
Sim. O candidato pode frequentar uma universidade em qualquer lugar do Brasil ou do mundo, desde que tenha nascido em um município situado no território da Amazônia Legal.

Nasci na Amazônia Legal, mas não me identifico como afrodescendente ou indígena. Ainda tenho chance no processo seletivo?
Sim. Há outros requisitos a serem cumpridos e a priorização de candidaturas de indígenas e afrodescendentes ocorrerá em diálogo com os demais critérios.

Qual o valor da bolsa?
A bolsa de mestrado terá o valor mensal de R$ 1.800,00.

PUBLICADO POR:    INSTITUTO ESCOLHAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *