No Acre, obras de infraestrutura transformam a realidade de comunidades de difícil acesso

Marechal Thaumaturgo (AC), 08/12/2021 – Decolar de helicóptero, atravessar o rio Juruá de canoa e concluir o trajeto por automóvel. Esse foi um dos percursos dos engenheiros e supervisores do Ministério da Defesa para vistoriar obras de infraestrutura em uma das regiões mais remotas do País, em Marechal Thaumaturgo, no Acre.

Outros grupos se espalham por outros 13 municípios do estado, para vistoriar 48 construções de infraestrutura, entre 06 e 09 de dezembro. A ação contribui para o desenvolvimento nacional e está inserida no contexto da Política Nacional de Defesa.

Eles fazem parte do Programa Calha Norte (PCN), iniciativa do Ministério da Defesa em parceria com o Poder Legislativo, presente nos estados da região Norte, além do Maranhão, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O PCN recebe recursos por meio de convênios celebrados com prefeituras e, com o projeto de engenharia em mãos, acompanha a execução das construções. Na oportunidade, as equipes inspecionam as obras entregues nos últimos dois anos.

Nesta terça-feira (07), a comitiva do PCN vistoriou sete obras de Marechal Thaumaturgo, município localizado às margens do rio Juruá. A única maneira de chegar até lá é por meio aéreo ou por embarcação. A primeira obra vistoriada foi uma rampa de acesso, que permite aos barqueiros transportar suas mercadorias para a cidade com mais facilidade. Além disso, os passageiros das embarcações que chegam de viagens desembarcam com maior conforto e segurança.

“Antes, a gente não tinha como encostar o barco. Encostávamos lá na frente, perto de uma escada com mais de cem degraus. Melhorou muito para nós, que transportamos pessoas e mercadorias para o município”, contou o barqueiro Orleir Vasconcelos.

Andando mais um pouco, a equipe chegou ao Centro Social de Multiusos, que possui uma quadra de esportes ao lado. Com o empreendimento, crianças e jovens de Marechal Thaumaturgo, agora, tem um espaço de lazer adequado. Devido ao calor excessivo na cidade, as atividades são à noite, com o acompanhamento de monitores de bairro. Um deles é o secretário executivo do local, Raimundo Nogueira. “Essa obra trouxe muitos benefícios, porque atende crianças e jovens da cidade. Aqui, eles competem e se divertem”, disse ele.

Por Mariana Alvarenga
Fotos: Antonio Oliveira

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) – MINISTÉRIO DA DEFESA  

Programa Calha Norte leva desenvolvimento para o Acre — Português (Brasil) (www.gov.br)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *