30ª Tertúlia Portugal – Brasil

Será realizada no próximo dia 18 de dezembro de 2021, sábado, a 30ª Tertúlia Portugal – Brasil, sob o tema: “Tráfico ilícito de bens culturais: conceitos e estudos de caso”, tendo como convidado o Prof. Dr. Rodrigo Christofoletti.

O grupo de trabalho transnacional, capitaneado pelo Prof. Dr. Cesar Bargo Perez e pelo Cel. Elcio Secomandi, por parte do Brasil, e pelo General Rui Moura, por parte de Portugal, CONVIDA para a 30ª Tertúlia Portugal – Brasil:

30ª TERTÚLIA PORTUGAL-BRASIL
SÁBADO, dia 18 de dezembro de 2021,
21h00 – 22h40 (horário de Lisboa) / 18h00 – 19h40 (horário de Brasília),

TEMA: “Tráfico ilícito de bens culturais: conceitos e estudos de caso”

Apresentação: Prof. Dr. Rodrigo Christofoletti

Plataforma Zoom: https://us02web.zoom.us/j/6164543465

Canal das Tertúlias: https://www.youtube.com/TertuliasPortugalBrasil
Canal de Podcasts: https://anchor.fm/tertuliasportugalbrasil

RESUMO DA APRESENTAÇÃO

Memorandos oficiais emitidos pela diretoria da UNESCO sinalizam a preocupação sobre o volume que o tráfico de bens culturais e obras de arte têm alcançado ao redor do mundo. Essa modalidade de tráfico internacional tem crescido de forma agressiva graças ao seu grande retorno financeiro e à falta de legislação própria em diversos países, o que facilita seu processo de enraizamento. O patrimônio cultural vem sendo dilapidado por um sistema de tráfico multimilionário, e documentos de organismos internacionais estimam que o tráfico de arte e patrimônios se situe no topo da lista dos maiores tráficos do mundo, estando atrás apenas do contrabando de drogas, armas e seres humanos. A definição ampla de tráfico pode ser considerada como qualquer movimento, transporte, importação, exportação, manutenção ou comércio de bens culturais realizados sob violação das regras que regem a posse ou circulação desses bens ou do seu estatuto. Essa compreensão ajuda a perceber como o tráfico ilícito de bens culturais se constitui hoje o terceiro mais importante em volume financeiro no mundo, movimentando mais de 6 bilhões de dólares por ano na última década. A engrenagem sistêmica e muito bem articulada, que caracteriza o esquema do tráfico de bens culturais, abrange desde roubo de museus, monumentos, sítios religiosos, arqueo-paleontológicos e outros espaços privados e públicos de preservação; escavações ilícitas (incluindo as subaquáticas); subtração de artefatos e obras de arte durante conflitos armados e ocupações militares; exportação e importação ilícitas de artefatos; transferência ilegal de propriedade de bens culturais diversos; produção, intercâmbio e utilização de documentação falsificada; até o próprio tráfico de bens culturais autênticos ou falsificados, com especial atenção aos remanescentes humanos tratados como musealia. Todo esse rol de ações vem sendo combatido nas últimas décadas, fator que ajuda a alargar a visibilidade dos bens culturais em perigo ao redor do planeta. A investigação apresentada nesta Tertúlia abordará essa modalidade de tráfico ilícito, sugerindo que a rota internacional de tráfico de bens culturais tem no Brasil um dos pontos de capilaridade menos estudados.

CURRICULUM VITAE

Prof. Dr. Rodrigo Christofoletti 

Atua na interface entre a História e as Relações Internacionais com foco no patrimônio cultural. É líder do grupo de pesquisa Cnpq – Patrimônio e Relações Internacionais. Pesquisador do LAPA – Laboratório de Patrimônio da UFJF e colaborador do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço e Memória” da Universidade de Letras do Porto (ULP). Atualmente é professor de Patrimônio Cultural no curso de História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e leciona no Programa de Pós Graduação da mesma universidade. É Coordenador do Programa de Pós Graduação em História da UFJF (gestão 2020-2022). Possui experiência na área de História política e bens culturais com ênfase em Patrimônio Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: patrimônio e soft power; bens culturais; tráfico ilícito de bens culturais e colecionáveis criminogênicos; patrimônios da humanidade; educação patrimonial; história política da direita brasileira e Integralismo.

AS TERTÚLIAS JÁ REALIZADAS ESTÃO DISPONÍVEIS NO YOUTUBE:    TERTÚLIAS PORTUGAL BRASIL

Comissão Organizadora do Projeto Tertúlia Portugal-Brasil:
– Major General Rui Moura, Reserva do Exército de Portugal;
– Prof. Dr. Cesar Bargo Perez, Pesquisador da Universidade Católica de Santos; e
– Cel Rfm/EB Elcio R. Secomandi, Pesquisador e Professor Emérito da Universidade Católica de Santos