Operação Open Border desarticula organização criminosa especializada na promoção de migração ilegal em território brasileiro

O grupo criminoso atuaria na fronteira do Brasil com Guiana e teria realizado a travessia de centenas de migrantes com a cobrança de elevados valores em dólar

Postada em: Polícia Federal DPF

Boa Vista/RR – A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 30/11, a Operação OPEN BORDER*, com objetivo de desarticular uma organização criminosa que seria especializada na promoção de migração ilegal em território brasileiro.

Postada em: Polícia Federal DPF

São cumpridos nove mandados de busca e apreensão, expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Roraima, sendo dois na cidade de Bonfim, fronteira com a Guiana, e sete em Boa Vista.

A investigação foi iniciada com a prisão em flagrante de dois suspeitos quando adentravam ilegalmente o território nacional com 21 estrangeiros em uma van, com o fim de obter vantagem econômica.

O grupo criminoso atuaria na fronteira do Brasil com Guiana e teria realizado a travessia de centenas de migrantes com a cobrança de elevados valores em dólar.

As ações ocorreriam na madrugada e contariam com a participação de barqueiros, que fariam a travessia do rio que divide os países. Após cruzarem a fronteira, os migrantes permaneceriam na mata até serem abordados pelos agentes responsáveis diretamente pela travessia.

Postada em: Polícia Federal DPF

O grupo contaria com uma estrutura que envolveria motoristas, caseiros, olheiros e barqueiros, que garantiriam a chegada das vítimas até Manaus. Hotéis e pousadas também seriam utilizadas pelo esquema e hospedariam os migrantes sem a apresentação de qualquer documentação, tanto no Brasil como na Guiana.

A investigação aponta que o grupo criminoso também possuiria relacionamentos em outros países, como na República Dominicana.

*O nome da operação significa fronteira aberta, em referência ao trato dado à fronteira pelos suspeitos.

Comunicação Social da Polícia Federal em Roraima – POLÍCIA FEDERAL DPF  

VER MAIS EM: 

PF faz operação contra imigração ilegal na fronteira com a Guiana | Agência Brasil (ebc.com.br)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*