Navios da Marinha realizam sondagem no Rio Madeira no período da seca

Os Avisos Hidroceanográficos Fluviais (AvHoFlu) “Rio Solimões” e “Rio Negro”, subordinados ao Centro de Hidrografia e Navegação do Noroeste (CHN-9), estão realizando atividades de sondagem ao longo do Rio Madeira, com o objetivo de delimitar o canal da hidrovia, além de gerar subsídios para a atualização cartográfica. A comissão compreende a sondagem dos trechos mais críticos entre os municípios de Novo Aripuanã (AM) e Porto Velho (RO).

AvHoFlu “Rio Solimões” durante levantamento hidrográfico no Rio Madeira – Foto: Marinha do Brasil

A Hidrovia do Rio Madeira é de grande importância econômica para a região, sendo um corredor de exportação de grãos do Centro-Oeste, além de uma das vias de abastecimento da produção da Zona Franca de Manaus. O rio é afluente do Rio Amazonas e um dos responsáveis pela geração de energia elétrica para o País, por meio dos complexos hidroelétricos de Santo Antônio e Jirau.

Os Levantamentos Hidrográficos realizados pela Marinha constituem um trabalho técnico de alta complexidade e gerarão subsídios para atualização de documentos cartográficos. Contribuem, também, para o estabelecimento de uma rota segura para as embarcações, uma vez que frequentemente ocorrem alterações na batimetria dos rios na região Amazônica. Dessa forma, é possível oferecer maior segurança aos usuários da hidrovia.

Fonte: Centro de Comunicação Social da Marinha – MARINHA DO BRASIL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *