28ª Tertúlia Portugal – Brasil

Será realizada no próximo dia 20 de novembro de 2021, sábado, a 28ª Tertúlia Portugal Brasil, sob o tema: “Bicentenário da Independência do Brasil: Propostas de Eventos e Projetos Culturais”, tendo como convidado: Malcolm Forest.

O grupo de trabalho transnacional, capitaneado pelo Prof. Dr. Cesar Bargo Perez e pelo Cel. Elcio Secomandi, por parte do Brasil, e pelo General Rui Moura, por parte de Portugal, CONVIDA para a 28ª Tertúlia Portugal Brasil:

28ª TERTÚLIA PORTUGAL-BRASIL
SÁBADO, dia 20/novembro/2021,
21h00 – 22h40 (horário de Lisboa) / 18h00 – 19h40 (horário de Brasília),

TEMA: “Bicentenário da Independência do Brasil: Propostas de Eventos e Projetos Culturais” 

Apresentação: Malcolm Forest

Plataforma Zoom: https://us02web.zoom.us/j/6164543465
Canal das Tertúlias: https://www.youtube.com/TertuliasPortugalBrasil
Canal de Podcasts: https://anchor.fm/tertuliasportugalbrasil

RESUMO DA APRESENTAÇÃO

Nosso convidado apresenta resenha com alguns projetos delineados para as comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil, que transcorrem em 2021, 2022, até 2026 prazo este dilatado em decorrência simultânea do bicentenário do primeiro santo brasileiro, Santo Antônio de Santana Galvão (1739 – 1822) e, subsequentes bicentenários: o da primeira Constituinte Brasileira; da Primeira Constituição; do nascimento do Imperador Dom Pedro II e do Parlamento brasileiro. Dentre os projetos, a apresentação de “A Jornada dos Príncipes”, que terá a participação de S. A. I. R. Dom Bertrand de Orleans e Bragança, e membros da Casa Imperial do Brasil. Será delineada uma breve retrospectiva dos acontecimentos do Sesquicentenário de 1972 e as impressões de recentes visitas a ministros da área de Cultura, Turismo, Defesa e Infraestrutura, realizadas pelo apresentador com S. A. Dom Bertrand em Brasília.

CURRICULUM VITAE

Malcolm Forest, vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo; autor dos livros “Cinemúsica”, “Automóveis de São Paulo” e “Cantareira: Patrimônio Arquitetônico e Natural”, idealizador do Programa Nacional de Comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil – “A Jornada dos Príncipes”. Produtor e diretor do filme “Frei Galvão, o Arquiteto da Luz”, em homenagem ao nosso primeiro santo brasileiro, Santo Antônio de Sant´Anna Galvão, que também celebrará seu Bicentenário em 2022. Iniciador da campanha vitoriosa de tombamento junto à UNESCO da cidade histórica mineira de Diamantina como Patrimônio da Humanidade. Participou ativamente na campanha cívica e mobilização popular pelo tombamento do cinturão Verde São Paulo como uma Reserva da Biosfera. Formação em música e cinema pela Universidade da Califórnia em Los Angeles, UCLA. Doutor Honoris Causa pela Faculdade Einstein. Foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2018.

AS TERTÚLIAS JÁ REALIZADAS ESTÃO DISPONÍVEIS NO YOUTUBE:   TERTÚLIAS PORTUGAL BRASIL

Comissão Organizadora do Projeto Tertúlia Portugal-Brasil:
– Major General Rui Moura, Reserva do Exército de Portugal;
– Prof. Dr. Cesar Bargo Perez, Pesquisador da Universidade Católica de Santos; e
– Cel Rfm/EB Elcio R. Secomandi, Pesquisador e Professor Emérito da Universidade Católica de Santos