Uso de bioinsumos cresce cerca de 28% ao ano no Brasil

Cada vez mais presente , o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) registrou, somente no ano passado, 95 defensivos de baixo risco na produção agrícola

Postada em: EBC Rádios

Cada vez mais presentes na agricultura, produtos biológicos têm sido amplamente usados por agricultores, no combate às pragas. Para falar sobre o assunto, o Brasil Rural conversou com Alessandro Cruvinel Fidelis, presidente do Conselho Estratégico do Programa Nacional de Bioinsumos.

Segundo o especialista, os bioinsumos são todos os produtos, ou tecnologias, de origem animal, vegetal, ou microbianas usados nas diversas áreas, como na agricultura, na pecuária, aquicultura e até no sistema florestal. Sendo também utilizado na pós-colheita e no processamento.

O uso de bioinsumos não é novo, já era usado na soja há décadas; mas com o aparecimento de novas tecnologias com mais eficiência, nos últimos anos; aliado às vantagens na utilização desses produtos, hoje, já são encontrados no mercado 475 produtos registrados, de baixo impacto.

Além da importância ambiental, o especialista explica que os bioinsumos têm uma característica de produção local e valoriza a indústria nacional. “Se a gente consegue ter insumos produzidos aqui no país, a gente consegue reduzir, um pouco, uma parte importante do que a gente exporta, os insumos ficam aqui no país. Ao contrário, do que seria se a gente mantivesse esse grande volume de produtos importados, como fertilizantes e agroquímicos”. Explica ele sobre a importância de reduzir custos e a dependência de insumos importados.

Ouça a entrevista no play acima

Brasil Rural – PUBLICADO POR:  EBC RÁDIOS  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *