Cada vez mais presente , o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) registrou, somente no ano passado, 95 defensivos de baixo risco na produção agrícola
Cada vez mais presentes na agricultura, produtos biológicos têm sido amplamente usados por agricultores, no combate às pragas. Para falar sobre o assunto, o Brasil Rural conversou com Alessandro Cruvinel Fidelis, presidente do Conselho Estratégico do Programa Nacional de Bioinsumos.
Segundo o especialista, os bioinsumos são todos os produtos, ou tecnologias, de origem animal, vegetal, ou microbianas usados nas diversas áreas, como na agricultura, na pecuária, aquicultura e até no sistema florestal. Sendo também utilizado na pós-colheita e no processamento.
O uso de bioinsumos não é novo, já era usado na soja há décadas; mas com o aparecimento de novas tecnologias com mais eficiência, nos últimos anos; aliado às vantagens na utilização desses produtos, hoje, já são encontrados no mercado 475 produtos registrados, de baixo impacto.
Além da importância ambiental, o especialista explica que os bioinsumos têm uma característica de produção local e valoriza a indústria nacional. “Se a gente consegue ter insumos produzidos aqui no país, a gente consegue reduzir, um pouco, uma parte importante do que a gente exporta, os insumos ficam aqui no país. Ao contrário, do que seria se a gente mantivesse esse grande volume de produtos importados, como fertilizantes e agroquímicos”. Explica ele sobre a importância de reduzir custos e a dependência de insumos importados.
Ouça a entrevista no play acima
Brasil Rural – PUBLICADO POR: EBC RÁDIOS