PF, em ação conjunta com IBAMA e com apoio da FUNAI, combate garimpos ilegais em terra indígena no Mato Grosso

2ª fase da Operação Alfeu III ocorreu nos Garimpos do Rio Sararé, Babalu e Cooper Pontes, na região de Pontes e Lacerda

Postada em: Polícia Federal DPF

Cuiabá/MT – A Polícia Federal, em ação conjunta com o IBAMA e com o apoio da FUNAI, realizou neste domingo (17/10) a segunda fase da Operação ALFEU III, de combate à extração ilegal de minérios, na Terra Indígena Sararé, nos Garimpos do Rio Sararé, Babalu e Cooper Pontes, na região de Pontes e Lacerda.

Na primeira fase, realizada na última semana de setembro, em conjunto com Ibama, Força Nacional, Exército Brasileiro, Polícia Rodoviária Federal e FUNAI, as equipes obtiveram êxito em localizar 21 escavadeiras hidráulicas, das quais 19 foram inutilizadas e duas foram destinadas a instituições públicas. Foram inutilizados também 3 veículos de passeio, 1 quadriciclo, 3 motos, aproximadamente 100 motores estacionários, 4 barcos, insumos e toda a estrutura utilizada na atividade ilegal. Um homem foi preso em razão do porte ilegal de arma de fogo e com ele foi apreendido ouro proveniente da exploração ilegal.

Neste domingo, na segunda fase da operação, com utilização de 2 helicópteros do IBAMA, a equipe composta por policiais federais, servidores do IBAMA e FUNAI, localizou e inutilizou mais 6 escavadeiras hidráulicas, totalizando 27 máquinas escavadeiras retiradas de circulação e poder dos criminosos.

A ação de encerramento da atividade garimpeira é uma operação continuada e somente é possível, pela integração dos órgãos de fiscalização e repressão. O IBAMA com poder de fiscalização permitiu a atuação das forças policiais em toda a extensão do garimpo e a FUNAI realizou um levantamento prévio com a utilização de drones, que possibilitou a localização das máquinas utilizadas na atividade garimpeira.

A Polícia Federal e os demais órgãos envolvidos estão imbuídos na desativação e encerramento da atividade garimpeira proveniente de exploração ilegal.

REPERTÓRIO FOTOGRÁFICO – Postado em: Polícia Federal DPF 

Comunicação Social da Polícia Federal em Mato Grosso  –  PUBLICADO POR:   DPF – POLÍCIA FEDERAL     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *