Operação Floresta em Pé prende quatro madeireiros clandestinos

PF fiscaliza em madeireiras que funcionam ilegalmente no município de Laranjal do Jari/AP

Macapá/AP – A Polícia Federal realizou nesta quinta-feira, 30/9, uma fiscalização em madeireiras que funcionam ilegalmente no município de Laranjal do Jari/AP, sul do estado do Amapá.

A ação, chamada Floresta em Pé soma-se às operações Cajari I e II, deflagradas em 2016 e 2020, e teve como alvos locais que armazenam e beneficiam madeira sem a devida autorização ou mesmo comprovação de origem.

Além da Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA) participaram da fiscalização.

Quatro pessoas foram presas em flagrante pela prática de crimes previstos na Lei de Crimes Ambientais, uma vez que, entre outras irregularidades, estocavam e expunham à venda madeira sem a procedência legal. Além disso, esses indivíduos incidiram no crime de receptação, pois tinham consigo bens sobre os quais não comprovaram a procedência lícita.

Três madeireiras tiveram suas atividades embargadas e houve apreensão de cerca de 217 metros cúbicos de madeira.

Os envolvidos foram encaminhados para a Superintendência Regional da Polícia Federal em Macapá, para realização dos procedimentos de praxe em casos de prisão em flagrante. Na sequência, serão encaminhados ao Instituto de Administração Penitenciária do Amapá, onde permanecerão à disposição da Justiça.

As penas somadas, em caso condenação, podem chegar a nove anos e seis meses de reclusão, além do pagamento de multas.

Comunicação Social da Polícia Federal no Amapá – DPF – POLÍCIA FEDERAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *