Governo investe R$14 milhões para aquisição de navio para assistência a populações ribeirinhas

Embarcação hospitalar atenderá povos do Pará e Amapá a partir de agosto de 2022

Foto: Paula Bittar/MS

Em parceria com a Marinha do Brasil, o Ministério da Saúde destinou R$ 14 milhões para a compra de mais um navio para assistência médica de famílias ribeirinhas nas regiões do Amapá e do Pará. Na sexta-feira (22), o secretário de Atenção Primária à Saúde (Saps), Raphael Câmara, participou da cerimônia que deu início à construção do navio de Assistência Social e Hospitalar Anna Nery. O projeto de edificação do barco e aquisição dos equipamentos foi coordenado pela pasta, e tem previsão de atendimento a partir de agosto de 2022.

As ações de cidadania da futura embarcação incluem atendimento médico, odontológico, hospitalar e sanitário, campanhas de promoção à saúde, pesquisa de doenças tropicais e missões de busca e salvamento, beneficiando as populações que vivem próximas aos rios do Norte do país, locais de difícil acesso. “A assistência da região ganha reforço para atender os cidadãos que mais precisam. E a Marinha é grande parceira do Governo Federal para levar cuidado de qualidade aos locais remotos”, ressaltou Câmara.

Para o diretor-geral de material da Marinha, almirante de esquadra José Augusto Cunha, o trabalho da instituição também voltado para o desenvolvimento social da região amazônica. “Além de benefícios sociais, a construção do navio traz estímulos econômicos, gerando oportunidade de empregos diretos e indiretos para a população local em um período em que o país enfrenta dificuldades geradas pela pandemia”, explicou.

O navio foi batizado com o nome de Anna Nery, em alusão à enfermeira que se voluntariou para ajudar os combatentes feridos na Guerra do Paraguai. Essa é a primeira vez que a Marinha homenageia uma personalidade feminina. O navio está sob responsabilidade do 4º Distrito Naval do Comando da Marinha.

Com informações do Ministério da Saúde – PUBLICADO POR: GOVERNO DO BRASIL     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *