Funai entrega trator para apoio à produção de alimentos em comunidade indígena de Roraima

A Coordenação Regional (CR) de Roraima, unidade descentralizada da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Boa Vista (RR), realizou a entrega simbólica de um trator para apoio a atividades produtivas desenvolvidas pela comunidade indígena Wai Wai Xaary. O maquinário vai fortalecer a produção de alimentos na aldeia e proporcionar mais autonomia aos indígenas.

Foto: Divulgação/Funai

O evento ocorreu no pátio da concessionária New Holand, na capital do estado. A chave do veículo foi entregue pelo coordenador da CR Roraima, Osmar Tavares de Melo, nas mãos do presidente da Associação do Povo Indígena Wai Wai Xaary (APIWX), Valdeci Noro Wai Wai. “O trator nos dará suporte no cultivo de alimentos como castanha-do-brasil, mandioca e banana. Vamos trabalhar bastante e, assim, conseguiremos produzir cada vez mais em nossa aldeia no município de São João da Baliza”, comentou a liderança indígena.

Na ocasião, Osmar Tavares de Melo ressaltou a importância do trator para o aprimoramento das atividades agrícolas na aldeia. “O equipamento vai aumentar o nível de excelência da produção desenvolvida pela comunidade. Essa é a Nova Funai, trabalhando em prol das diferentes etnias e cuidando da promoção do etnodesenvolvimento para que o indígena seja protagonista da própria história”, destacou o coordenador da CR Roraima na ocasião.

A compra do maquinário é proveniente de recursos fornecidos à Funai via emenda parlamentar. Acompanharam também a entrega do equipamento o chefe da Coordenação Técnica Local da Funai no município de Uiramutã, Jaime dos Santos, além de servidores da CR Roraima e da Coordenação da Frente de Proteção Etnoambiental (FPE) Yanomami Yek’uana.

Atuação da Funai no estado

Roraima possui aproximadamente 56 mil indígenas e abriga, entre outras, a Terra Indígena Yanomami, a maior em extensão do país. No estado, a Funai conta com uma CR, seis CTLs e uma FPE. Entre as inúmeras atividades desempenhadas pelos servidores dessas unidades, destacam-se os trabalhos de proteção territorial, o apoio a projetos de etnodesenvolvimento e o combate ao novo coronavírus, além de suporte às populações indígenas no acesso à documentação básica, a serviços de natureza jurídica e a benefícios sociais e previdenciários.

Assessoria de Comunicação/      FUNAI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *