Frente Indígena solicita criação de Comissão Externa Temporária para acompanhar a situação dos povos indígenas Yanomami

A coordenadora da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas (FPMDDPI), deputada federal Joenia Wapichana (REDE-RR), e mais 34 membros encaminharam à Câmara o Requerimento nº 2101/2021 solicitando a criação de uma Comissão Externa Temporária para acompanhar a situação dos povos indígenas Yanomami.

Postada em: Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas

O pedido foi motivado pelo último trágico fato ocorrido na Terra Indígena Yanomami, no dia 12, na comunidade Makuxi Yano, na região do Parima. Duas crianças, de 5 e 7 anos, morreram próximo à balsa onde atuam ilegalmente os garimpeiros, conforme denunciado pela Hutukara Associação Yanomami

Além de acompanhar, os parlamentares propõem “fiscalizar e propor providências ante o cenário ininterrupto de violência e violações a que está sendo submetido o povo Yanomami do estado de Roraima e Amazonas”.

“Diante de toda essa escalada de violência, a Câmara dos Deputados, em sua missão de fiscalizar os atos da Administração Pública, com o propósito de promover a democracia e o desenvolvimento nacional com justiça social, tem o dever de monitorar como estão sendo desenvolvidas as ações governamentais para esses povos”, solicitaram os parlamentares, a criação da Comissão.

Após aprovação, haverá a nomeação dos membros que irão compor a Comissão Externa.

Segue o requerimento:  REQ-2101-2021 

PUBLICADO POR:     FRENTE PARLAMENTAR MISTA EM DEFESA DOS DIREITOS DOS POVOS INDÍGENAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *