Fórum Mundial de Bioeconomia acontece esta semana em Belém, no Pará

A cidade de Belém, no Pará, é a sede do Fórum Mundial de Bioeconomia que começou nesta segunda-feira, 18 na capital paraense. O evento reúne até quarta-feira (20) pesquisadores, especialistas, empreendedores e autoridades, brasileiras e internacionais. Pela primeira vez, o Fórum de Bioeconomia ocorre fora da Europa.

Durante os três dias do encontro, serão apresentadas ações voltadas para o desenvolvimento sustentável no Pará. Produtos feitos aqui no Brasil, que podem entrar no mercado internacional, também serão apresentados no Fórum.

O secretário Adjunto de Gestão de Recursos Hídricos e Clima, Raul Protázio Romão defende que é precisar discutir além dos negócios, a realidade e o impacto das ações nas comunidades que moram na região da Amazônia.

Segundo a Embrapa, é um modelo de produção industrial baseado no uso de recursos biológicos, oferecendo soluções sustentáveis usando conhecimentos científicos e tecnológicos.

Como exemplo, temos a produção de bioenergia, de plásticos biodegradáveis, biopesticidas, alimentos funcionais, medicamentos e cosméticos.  A bioeconomia movimenta aqui no Brasil cerca de 326 bilhões de dólares por ano, segundo o BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

Publicado em 18/10/2021 – 19:57 Por *Kariane Costa – Repórter da Rádio Nacional – Brasília – Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi – RADIOAGÊNCIA NACIONAL          *Com produção de Michelle Moreira. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *