Evento na FAEPA lança o sistema de certificação AMAZON – AMZ

Essa certificação prevê o selo de sustentabilidade das empresas e produtores nos diversos ambientes. O Sistema de Certificação AMZ será um instituto de certificação ambiental direcionado a certificação dos setores de produção da Amazônia: setor florestal, pecuária, agrícola e de produção animal. 

O Diretor-Presidente da Organização Social BioTec-Amazônia Professor José Seixas Lourenço foi convidado para participar da mesa de abertura do lançamento do Sistema de Certificação Amazon – AMZ, que ocorre no dia 29 de outubro de 2021, às 10h, no Auditório Principal da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Pará – FAEPA. O evento é promovido pelo grupo interdisciplinar de pesquisadores da Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA, com apoio da BioTec-Amazônia e outros parceiros.

Segundo a Coordenadora Adjunta do projeto, Thais Gleice Martins Braga da Universidade Federal Rural da Amazônia – Ufra, o Sistema de Certificação AMZ será um instituto de certificação ambiental direcionado a certificação dos setores de produção da Amazônia: setor florestal, pecuária, agrícola e de produção animal. “Essa certificação prevê o selo de sustentabilidade das empresas e produtores nos diversos ambientes, mas analisando as especificidades do setor produtivo e das condições ambientais que envolvem especialmente a Amazônia”.

O aumento de políticas e debates relacionados à sustentabilidade se deve principalmente a importância do assunto em meio à sociedade atual. Diante dessa preocupação social as empresas viram-se como um dos agentes capazes de programar e fomentar políticas que expressassem valores, condutas e procedimentos estimulantes ao contínuo aperfeiçoamento dos processos empresariais, e que também resultassem em preservação e melhoria da qualidade de vida da sociedade.

“Isso tudo visando promover, bem como, implementar o desenvolvimento e o fomento de atividades econômicas na região mas com uso sustentável da biodiversidade amazônica, respeitando a importância do desenvolvimento econômico regional atrelado a valorização ambiental”, explicou.

Thais Gleice Martins Braga, da Universidade Federal Rural da Amazônia – Ufra e Coordenadora Adjunta do projeto.

Para a coordenadora, a importância desse instituto é, sobretudo, atrair produtores e consolidar as atividades e o setor produtivo dos diversos segmentos que envolvem a economia ambiental presente na região da Amazônia Legal. “Através do processo de certificação pautado nas características únicas de cada setor produtivo dessa região será possível direcionar a conservação da biodiversidade para a redução dos impactos ambientais e consolidação da economia. Ajudando a empresa se adequar ambientalmente com capacidade de sustentabilidade econômica, gerando empregos e renda para a região, mas também conservando a biodiversidade local”, finalizou.

Parceria – A BioTec-Amazônia e Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA firmaram acordo de parceria com um Protocolo de Intenções em 11 de abril de 2018, com duração de três anos e o Primeiro Termo Aditivo ao Protocolo de Intenções no dia 8 de abril de 2021, com duração de dois anos.

Ao assinar o Termo de Cooperação Técnica, as partes estabelecem parcerias para a viabilização de cooperação técnico-científica, visando o desenvolvimento de atividades de interesse comum das instituições e a execução de projetos, estudos e pesquisas, com foco nas áreas de biodiversidade, biotecnologia e bionegócios.

As atividades são desenvolvidas em concordância com eixos estratégicos que dizem respeito à gestão inovadora da BioTec-Amazônia, a partir da construção de alianças entre atores do ambiente de inovação do Estado. O eixo 2, Prospecção e atração de novos negócios com foco no BioPará, estabelece protocolos de intenção com investidores, visando atrair empresas dos setores produtivos prioritários apontados no Programa BioPará e demais investidores.

Silvia Leão

Comunicação BioTec-Amazônia. – BioTec Amazônia
E-mail: silviadesouzaleao@biotecamazonia.com.br. Telefone: (91) 99271-5573. Endereço: Espaço Empreendedor, localizado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – PCT Guamá, 3ºandar, salas 401 a 404

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*