Pesquisas investigam recursos minerais brasileiros para uso agrícola

Com a perspectiva de aumento do demanda, pesquisas tem buscado insumos para desenvolver fertilizantes

Postada em: EBC Rádios

Brasil Rural conversou com Márcio Remédio, Diretor de Geologia e Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), que falou sobre os projetos de pesquisa voltados para os agrominerais.

Segundo o diretor, para a produção de fertilizantes é necessário três elementos que são o fósforo, o potássio e o nitrogênio, essenciais para o desenvolvimento das plantas. Entretanto, observa, o Brasil tem ainda pouco conhecimento geológico. “Não há escala adequada para se apontar oportunidades”.

A partir daí, conta o especialista, vem a necessidade de buscar conhecimento nessa área, e, para isso, o SGB, empresa pública ligada ao Ministério de Minas e Energia (MME), atua em pesquisas e conhecimentos para que o país se torne cada vez mais independente na produção dos insumos.

“O Brasil importa 97% do potássio, que vem ou da Rússia, dos montes Urais, ou da província de Saskatchewan, no Canadá”, esclarece Márcio. “Nós apresentamos em dezembro de 2020 que o potencial da bacia do Amazonas é muito semelhante.” Ele acredita que o Brasil não chegaria a ser exportador desse insumo, mas com certeza ampliaria a autonomia em relação aos produtores estrangeiros.

“Está em elaboração o Plano Nacional de Fertilizantes, comandado pela Secretaria Nacional de Assuntos Estratégicos e instituições de ensino e pesquisa”, relata o diretor, mostrando que em breve o Brasil poderá sair dessa dependência de insumos de outros países. “Em breve, com o resultado do planejamento, poderemos desenvolver e trazer segurança a produção agrícola brasileira”.

Ouça a entrevista no player:

PUBLICADO POR:  EBC RÁDIOS    Brasil Rural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *