Ministro da Defesa promove videoconferência sobre o Projeto Amazônia Conectada

Brasília (DF), 29/09/2021 – O Ministro da Defesa, Walter Braga Netto, participou de videoconferência sobre o Projeto Amazônia Conectada nessa segunda-feira (27). O Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Laerte de Souza Santos acompanhou a reunião, presencialmente, junto ao titular da Pasta.

O Projeto Amazônia Conectada surgiu da necessidade estratégica de conectar as unidades do Exército Brasileiro na região Amazônica, por meio da distribuição de cabos de fibra óptica pelos leitos dos rios, estabelecendo canais de transmissão.

Em agosto de 2021, o projeto lançou seu 5º estágio com a implementação de 620 km de cabos subfluviais, que vão desde Barcelos (AM) às cidades de Santa Isabel do Rio Negro (AM) e São Gabriel da Cachoeira (AM). Esse estágio permitiu integrar os municípios à Rede Vitória Régia (RVR), que interliga as cidades contempladas pelo projeto.

A evolução do Projeto Amazônia Conectada com a RVR caracteriza uma fortaleza da iniciativa interministerial, envolvendo as pastas da Defesa; das Comunicações (MC); e da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Conta, ainda, com órgãos técnicos, como a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) e o Governo do Amazonas, este por intermédio da Processamento de Dados Amazonas S/A (PRODAM).

Dentre outros assuntos tratados, a videoconferência deu destaque à ativação do Ponto de Presença da Rede Vitória Régia em São Gabriel da Cachoeira (AM).

Para o Ministro Braga Netto, o projeto está inserido no conjunto de programas estratégicos das três Forças Armadas, que contribui para o fortalecimento das empresas da Base Industrial de Defesa (BID), um dos objetivos estratégicos do MD para a recuperação da economia e prioridade atual do Governo Federal. “O setor representa cerca de 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB) e gera 290 mil empregos diretos e 850 mil indiretos no País”, pontuou o Ministro.

Por Rízia Rocha
Fotos: Antônio Oliveira

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
PUBLICADO POR:    MINISTÉRIO DA DEFESA   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*