Lançamento do SIREPAM: Sistema de Informação para conhecer a Pan-Amazônia

Lançamento do SIREPAM: Sistema de Informação para conhecer a Pan-Amazônia

Anos atrás, a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM) iniciou um enorme trabalho para conhecer um pouco mais sobre a realidade eclesial, social e ambiental desta imensa região. O Mapeamento, como esta iniciativa foi chamada, foi o primeiro passo de algo que foi lançado em 27 de setembro de 2021: o Sistema de Informação sobre a Realidade Eclesial da Região Pan-Amazônica (SIREPAM).

É uma plataforma bilíngue, em espanhol e português, hospedada no site da REPAM, que contém todas as informações coletadas no processo de Mapeamento realizado em todas as jurisdições eclesiásticas da região Pan-Amazônica. Dentro do sistema é possível encontrar gráficos, tabelas e dados em geral para cada eixo e questão do Mapeamento, organizado por Jurisdições Eclesiásticas, Regionais (no caso do Brasil), países e toda a região Pan-Amazônica.

No SIREPAM, as informações estão organizadas em diferentes temas: dados sobre a presença da Igreja na Amazônia; paróquias, padres, religiosos, diáconos e líderes comunitários; dados sobre organizações da sociedade civil; realidade social; povos indígenas e comunidades tradicionais; formação e métodos pastorais numa perspectiva itinerante; direitos humanos e defesa internacional; justiça socioambiental e Bem Viver; e comunicação para transformação social.

Com as informações fornecidas pela plataforma, o objetivo é obter um diagnóstico da realidade do território em diferentes níveis, principalmente eclesial e socioambiental. Neste sentido, as informações reunidas no SIREPAM podem ajudar como ponto de partida e guia para a formulação de planos e ações pastorais, respondendo assim ao pedido do Sínodo para a Amazônia, que insiste em realizar um trabalho evangelizador baseado na realidade local.

Como informa a própria REPAM, este é um instrumento que abre a possibilidade de estabelecer estratégias de ação comunitária diante dos problemas e ameaças da Amazônia e de seus povos e, ao mesmo tempo, oferece apoio às iniciativas de organizações estatais, locais ou internacionais diante das exigências e exigências socioambientais.

O lançamento aconteceu em vídeo com a participação do secretário executivo da REPAM, Irmão João Gutenberg Sampaio, e Diego Aguiar, que é o articulador da Rede Eclesial Pan-Amazônica. Em sua intervenção, eles enfatizam a importância da informação na vida da Igreja e explicam brevemente o conteúdo e o funcionamento, que serão atualizados à medida que surgirem novas informações, tanto em nível pan-amazônico como nas mais de 100 igrejas particulares localizadas na região pan-amazônica.

Acesso à plataforma

Para acessar todas as informações do SIREPAM e conhecer a realidade da Pan-Amazônia, você pode ingressar pelo site oficial  https://sirepam.redamazonica.org/portal/home  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *