Confira a programação do Museu Goeldi na 15ª Primavera de Museus

Aliada a mais de 680 instituições, a programação do Museu Goeldi na 15ª Primavera dos Museus contará com atividades on-line e gratuitas. O evento acontece nos dias 20, 21, 25 e 26 de setembro de 2021.

Agência Museu Goeldi – Propondo o tema “Museus: Perdas e Recomeços”, inicia na próxima semana a 15ª Primavera dos Museus, evento coordenado anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que em 2021 movimenta quase 700 instituições de todo o país. No Museu Paraense Emílio Goeldi – MPEG, a programação será on-line e contará com exibição de vídeos, roda de conversa sobre as coleções científicas e apresentação dos kits do Clube do Pesquisador Mirim da Instituição. As atividades acontecem nos dias 20, 21, 25 e 26 de setembro e, em sua maioria, estarão disponíveis no canal do MPEG no YouTube.

A Primavera deste ano ainda imerso na pandemia da Covid-19 propõe uma reflexão sobre a função dos museus em meio a um período de muitas perdas, continuidade e de recomeços para a sociedade. No cerne do debate a preservação da memória, um ponto fundamental às instituições museais.

Para a coordenadora substituta de Museologia do Goeldi, Fernanda Queiroz, o evento tem relevância como uma forma de valorizar e divulgar os museus, e o tema desse ano traz uma reflexão pertinente e necessária.

“Os museus são ambientes propícios para se observar as perdas e recomeços. As coleções resgatam histórias que estariam perdidas, como por exemplo, espécies, línguas, culturas, personagens, mas que no museu passam a ter um recomeço”, destaca Fernanda.

Programação – “Este ano iniciaremos a programação homenageando nossos colegas, amigos e símbolos do MPEG que partiram nesse período de pandemia”, explica a coordenadora de Museologia.

Na segunda-feira (20), às 10h, será lançado o vídeo “Perdas no MPEG”, que presta homenagens a servidores e colaboradores dedicados ao Museu Goeldi, que faleceram durante a pandemia de Covid-19. Também figura neste conjunto de homenageados do vídeo “Perdas” elementos ícones da fauna e flora que trouxeram muita alegria e beleza para gerações de visitantes do Parque Zoobotânico e que encerraram seu tempo de vida.

Na manhã de terça-feira (21), às 10h, acontece a Roda de Conversa “Disponibilização das coleções científicas do Museu Goeldi”. A discussão contará com a presença de representantes das coleções de Humanas (Cláudia Lopez), Biológicas (Cleverson Rannieri), Arquivo (Lilian Bayma) e Biblioteca (Carmecy Muniz). A mediação será da Professora da Universidade Federal do Pará, Sue Costa, que também é pesquisadora colaboradora do Museu Goeldi.

No sábado (25), às 08:30h, ocorrerá a apresentação dos resultados de 2019 do Clube do Pesquisador Mirim. O evento será fechado aos alunos e familiares do Clube e ocorrerá na plataforma Zoom, mas o encontro será disponibilizado no canal do Museu Goeldi no YouTube em data a ser definida.

Por fim, a programação encerra no domingo (26), às 10h, com o lançamento do vídeo poema “Recomeço no MPEG”.

Acompanhe a programação pelo canal do Museu Goeldi no YouTube.

A programação do MPEG em 2021 ainda será totalmente virtual enquanto a instituição se prepara para retornar a visitação pública em suas bases físicas.

Primavera dos Museus – Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), a 15ª edição da Primavera dos Museus é comemorativa em homenagem aos 15 anos do evento. A cada ano, o Ibram lança um tema para estimular o debate acerca do assunto e inspirar as instituições participantes na programação de seus eventos. Este ano, cerca de 680 instituições integram a programação, proporcionando mais de 1.700 atividades em todo o Brasil voltadas ao público.

Para obter mais informações sobre o tema deste ano, clique aqui!

Serviço – Programação do Museu Goeldi na 15ª Primavera de Museus

20 de setembro (segunda-feira) – Lançamento do Vídeo “Perdas no MPEG” – em homenagem aos servidores e colaboradores falecidos, e também aos ícones da fauna e flora do Parque Zoobotânico que partiram durante o período de pandemia nos anos de 2020/2021. No canal do Museu Goeldi no Youtube.

21 de setembro (terça-feira) | 10h às 11h30 – Roda de Conversa “Disponibilização das Coleções Científicas do Museu Goeldi”. Com a participação de especialistas das coleções das Ciências Humanas, Biológicas e as Documentais. No canal do Museu Goeldi no Youtube.

25 de setembro (sábado) | 08h30 às 10h30 – “Apresentação dos resultados do Clube do Pesquisador Mirim”, o evento será restrito aos alunos e familiares destes na plataforma Zoom, mas que será disponibilizado ao público no canal Youtube do Museu Goeldi em data a ser definida.

26 de setembro (domingo) – Lançamento do Vídeo poema “Recomeço no MPEG”. No canal YouTube do Museu Goeldi.

PUBLICADO POR:  MUSEU GOELDI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *