Tabatinga cria barreira sanitária contra covid-19

Aumento dos casos em cidades peruanas que fazem fronteira chama a atenção

(Valter Campanato/Agência Brasil

O programa Alô Fronteira recebeu o coordenador responsável pelos dados epidemiológico de Tabatinga, Claus Salazar, e o coordenador interino de vigilância em saúde, Darciney da Silva Obando, para falar sobre a barreira sanitária no Porto da Feira como medida de prevenção da covid-19 devido ao aumento de casos em cidades peruanas que fazem fronteira na região do Alto Solimões.

Tabatinga cria barreira sanitária contra covid-19 _ EBC Rádios

Confira no player acima.

Claus afirmou que atualmente em Tabatinga os casos de covid estão zerados em relação a internações, porém, houve um alerta epidemiológico do Departamento de Saúde Pública de Loreto, no Peru, no  sobre uma possível terceira onda. Também ocorreu um  surto em Islândia, que faz fronteira com Benjamin Constant. A equipe epidemiológica do município no Alto Solimões informou que a cidade peruana estava com 82 casos positivos, sendo que 50% eram em pessoas na faixa etária abaixo de 18 anos.

Salazar explicou que, devido aos alertas, foi definida a realização da barreira sanitária no porto da cidade, pelo grande fluxo de pessoas que circulam naquela área.

Darciney falou dos procedimentos realizados na barreira sanitária da área portuária, como medição de temperatura, registro de pessoas que entram no país e testes rápidos. Ele também não descartou a possibilidade de mudanças nos decretos do município, caso haja aumento dos casos. O coordenador interino considerou que todos os eventos realizados no município devem ser avaliados e aprovados pela vigilância sanitária.

Pra finalizar, Claus Salazar declarou que Tabatinga contará com a presença da Fiocruz, que virá com embarcação própria equipada para atender a população. A instituição disponibilizará exames para definir quais são as cepas circulantes nas fronteiras e as ações a serem adotadas.

Alô Fronteira vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h10, na Nacional Alto Solimões

PUBLICADO POR:   EBC RÁDIOS   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *