PF deflagra operação para combater garimpos ilegais em terra indígenas no Mato Grosso

Operação Rio de Ouro contou com o apoio do Ibama, da Força Nacional e do Exército Brasileiro

Postada em: Polícia Federal DPF

Cuiabá/MT – A Polícia Federal deflagrou na sexta-feira (27/8) a Operação Rio de Ouro, visando combater a prática ilegal de garimpos em Terras Indígenas no norte do Estado do Mato grosso.

Postada em: Polícia Federal DPF

Com o apoio de agentes do Ibama, da Força Nacional e do Exército Brasileiro, a Polícia Federal atuou em 2 pontos de garimpos ilegais, um deles dentro da Terra Indígena Aripuanã, na aldeia “Rio Preto”, e outro no garimpo conhecido como “Garimpo Tamarino”.

Postada em: Polícia Federal DPF

A operação policial contou com o efetivo total de 43 servidores, e foi considerada um sucesso, dada as condições de atuação e complexidade da logística, que contou com uso de helicóptero (fornecido pelas Forças Armadas) e deslocamento terrestre de 150 km em meio às terras indígenas. A ação culminou na inutilização de mais de 20 motores-bombas e 3 escavadeiras hidráulicas empregadas na atividade criminosa. Foram ainda identificadas lideranças e financiadores da prática criminosa.

Postada em: Polícia Federal DPF

O nome da operação policial faz alusão ao nome da aldeia e se refere ao grande lucro obtido pelos criminosos com a atividade ilícita de garimpagem em terras indígenas, bem como ao consequente impacto ambiental gerado.

O Exército Brasileiro atua na região no âmbito da Operação Samaúma, apoiando os órgãos de fiscalização e repressão aos crimes ambientais em terras indígenas.

Comunicação Social da Polícia Federal em Mato Grosso

PUBLICADO POR:   DPF – POLÍCIA FEDERAL  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *