Modelo de Qualidade do Ar do INPE/MCTI retorna mais preciso

Após hiato para desenvolvimento, aprimoramento e avaliação, o modelo ambiental BRAMS para previsão de Qualidade do Ar retorna ao site do INPE com dados de extrema relevância para a sociedade.

Postada em: INPE

Este modelo utiliza uma nova e mais precisa fonte de dados de focos de queimada, que, aliada aos novos desenvolvimentos do modelo BRAMS, tornaram os resultados do modelo mais precisos. O espaçamento horizontal do modelo passou de 20km para 15km e continuamos oferecendo até 3 dias de previsão (72 horas). Os dados podem ser visualizados e acessados para download no site do INPE, em meioambiente.cptec.inpe.br.

Lembramos, entretanto, que o sistema de previsão de qualidade do ar, funciona em caráter operacional automatizado, no qual os dados disponibilizados não possuem um controle de qualidade contínuo. Desta forma, as previsões devem ser usadas como uma informação qualitativa e sob inteira responsabilidade do usuário.

Postada em: INPE

Ao final de cada ano, será realizada uma avaliação e, se for o caso, correções e ajustes dos dados de qualidade do ar gerados operacionalmente. Somente então, os mesmos serão adequados para usos quantitativos.

PUBLICADO POR:   INPE

por INPE  – © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *