Ministro do Meio Ambiente recebe presidente da COP26 em reunião oficial

Visita da equipe de organização fortalece presença brasileira no evento ambiental mais importante do ano

Postada em: MMA

O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, recebeu hoje o presidente da COP26, Alok Sharma. O encontro presencial se insere no cronograma de ações do Governo Federal para a participação do Brasil na COP26, evento sobre clima que será realizado na Escócia em novembro deste ano. Pela tarde, o ministro se dirigiu ao Itamaraty, para participar de reunião interministerial sobre o evento.

Entre os tópicos tratados pelas partes estiveram discussões sobre os principais resultados de reuniões interministeriais recentes, negociação climática, resultados esperados, principais marcos até a COP26 e aspectos estruturais do evento, como formato, logística, protocolos e temas afins.

O ministro Joaquim Leite reforçou a importância do financiamento do clima para conservar a vegetação nativa: “Como chefe da delegação do governo brasileiro em Glasgow esse ano, recebi o presidente da COP26 hoje para falar sobre como será a dinâmica do evento como um todo, para que seja um evento bem sucedido e um marco para a mobilização real e imediata de financiamento de clima. O Brasil e outros países de floresta tropical possuem o desafio de manter a floresta em pé ao mesmo tempo que promovem desenvolvimento social e econômico. É necessário que isso seja potencializado e efetivamente ampliado pelos mecanismos já acordados no Acordo de Paris, como o Artigo 5, que encoraja as partes a agirem para implementar e apoiar a Redução de Emissões Provenientes do Desmatamento e da Degradação Florestal, e o Papel da Conservação, do Manejo Sustentável de Florestas e do Incremento dos Estoques de Carbono Florestal (REDD+) para remunerar quem cuida de floresta, por meio de pagamento por serviços ambientais, como o Programa Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais Floresta+. Além disso, é necessário avanço no Artigo 6.”

Participaram da reunião ainda membros das equipes técnicas do Ministério do Meio Ambiente, do Ministério das Relações Exteriores (MRE), bem como da comitiva da Presidência da COP26.

 Ascom MMA – PUBLICADO POR:   MMA – MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *