Mais de 5 mil indígenas criticam votação do marco temporal no STF

Lideranças dizem que decisão pode ajudar no extermínio dos povos

Brasília – Indígenas de todo o Brasil chegam à Brasília para o Acampamento Terra Livre. Foto: Marcelo Camargo – Agência Brasil

Sobrevivência. Este é o foco do Acampamento Terra Livre, montado até sábado (28), aqui em Brasília.

Mais de 5,5 mil indígenas participam do acampamento e outras delegações ainda estão a caminho. A programação conta com várias ações todos os dias, como plenárias e discussões sobre território, produção sustentável, direitos e outros assuntos.

O evento é realizado na semana em que o Supremo Tribunal Federal deve retomar o julgamento do marco temporal para demarcação de terras indígenas. A sessão está marcada para esta quarta-feira (25).

A tese é que a demarcação deve ser feita somente se o povo que reivindica a terra a ocupava no dia 5 de outubro de 1988, quando a Constituição Federal foi promulgada.

A ação trata de um pedido de reintegração de posse do governo de Santa Catarina contra o povo Xokleng. A decisão é de repercussão geral e vai afetar todas as deliberações da Justiça e ações administrativas e legislativas no país.

O assessor político da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Marcos Sabaru, critica a abrangência do julgamento. Para ele, é inconstitucional condicionar situações tão distintas entre os povos indígenas em todo o Brasil a uma situação específica que ocorre em um estado.

Outro assunto com atenção dos indígenas é o Projeto de Lei 490, de 2007, que, além de determinar um marco temporal, passa para o Congresso o poder de decisão sobre a demarcação de terras indígenas.

O texto já passou pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados e ainda precisa ser votado em plenário.

Publicado em 24/08/2021 – 14:28 Por Gabriel Brum – Repórter da Rádio Nacional – Brasília – Edição: Leila Santos / Guilherme Strozi – RADIOAGÊNCIA NACIONAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *