21ª Tertúlia Portugal – Brasil

Será realizada no próximo dia 14 de agosto de 2021, sábado, a 21ª Tertúlia Portugal Brasil, sob o tema: “Colombo: identidade desconhecida, trocada ou usurpada?”, tendo como Convidados: Associação Cristóvão Colon (Carlos Calado, Carlos Paiva Neves e João Brandão Ferreira) 

21ª TERTÚLIA PORTUGAL-BRASIL
SÁBADO, dia 14/agosto/2021,
22h00 – 23h40 (hora de Lisboa) / 18h00 – 19h40 (hora de Brasília),

TEMA: “Colombo: identidade desconhecida, trocada ou usurpada?”

Convidados: Associação Cristóvão Colon (Carlos Calado, Carlos Paiva Neves e João Brandão Ferreira) 

Plataforma Zoom:      https://us02web.zoom.us/j/6164543465

Canal das Tertúlias:     https://www.youtube.com/TertuliasPortugalBrasil

RESUMO DA APRESENTAÇÃO

Na História está registado que a América foi descoberta por Colombo em 1492, ao serviço dos Reis Católicos de Espanha. Uma afirmação que encerra em si diversas inexatidões ou imprecisões. Mas é o nome e origem do navegador que suscita a maior das dúvidas e uma grande contestação: seria o tecelão genovês Cristoforo Colombo, que veio a ser identificado com o Almirante Colon? Ou seria um português de identidade ainda desconhecida e que usou o nome Christóval Colon em Castela? Ou será que a identidade deste navegador foi trocada, inadvertida ou propositadamente? Podemos estar perante a usurpação de um nome, ou de uma situação conveniente para todos?

CURRICULUM VITAE

Carlos Calado, Presidente da Direcção da Associação Cristóvão Colon (ACC).
Nasceu na vila de Cuba e frequentou o Liceu de Beja onde um seu professor de História lhe despertou o interesse pelo polémico tema das origens do “Descobridor da América”.
Em 2001 fundou o Núcleo de Amigos da Cuba – associação de defesa e divulgação dos Valores, Cultura e Património tradicionais, dinamizando a inauguração do monumento a Cristóvão Colon na vila de Cuba em Outubro de 2006 e a inédita estreia dum filme na sua terra, “Cristóvão Colombo – O Enigma”, de Mestre Manoel de Oliveira.
Em 2008 foi um dos Membros Fundadores da ACC, tendo concretizado, em cooperação com a Câmara Municipal de Cuba, a criação do Centro Cristóvão Colon em 2011.
É licenciado em Engenharia Electrotécnica – Telecomunicações e Electrónica pelo IST, Académico Honorário da Academia Portuguesa da História e Membro do Centro de Investigação Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Serrão.

Carlos Paiva Neves, Secretário da Direcção da Associação Cristóvão Colon (ACC).
Coronel da Força Aérea, na situação de reforma. Licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e mestre em História do Império Português pela Universidade Nova de Lisboa.

João Brandão Ferreira, Vice-Presidente da Direcção da Associação Cristóvão Colon (ACC).
Tenente-Coronel Piloto Aviador, Comandante de Linha Aérea.
Possui o Curso Geral de Guerra Aérea e cerca de uma dezena de cursos de âmbito Técnico-profissional. É Mestre em Estratégia pelo ISCSP.
Sócio da Revista Militar, Sociedade Histórica para a Independência de Portugal, Sociedade de Geografia, Associação da Força Aérea Portuguesa, Amigos de Olivença, Liga dos Combatentes. foi Presidente da Direcção do Movimento 10 de Junho.
Membro da Comissão Cientifica da Comissão Portuguesa de História Militar; membro efectivo da Academia de Marinha; académico honorário da Academia Portuguesa da História.

AS TERTÚLIAS JÁ REALIZADAS ESTÃO DISPONÍVEIS NO  YOUTUBE:  TERTÚLIAS PORTUGAL BRASIL 

Comissão Organizadora do Projeto Tertúlia Portugal-Brasil:
– Major General Rui Moura, Reserva do Exército de Portugal;
– Prof. Dr. Cesar Bargo Perez, Pesquisador da Universidade Católica de Santos; e
– Cel Rfm/EB Elcio R. Secomandi, Pesquisador e Professor Emérito da Universidade Católica de Santos