Profissionais do DSEI Alto Rio Juruá são treinados no atendimento neonatal em aldeias

Mães e recém-nascidos indígenas do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Juruá, no Acre, contarão com profissionais de saúde treinados em atendimento pré-natal, neonatal e puerpério sem sair das aldeias para realizar exames e acompanhamentos de saúde.

Postada em: Saúde Indígena

Cerca de 40 profissionais foram capacitados no curso piloto, realizado de 23 a 26 de junho, em Cruzeiro do Sul (AC), pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), do Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Panamericana da Saúde (OPAS).

O objetivo é qualificar as equipes de saúde no atendimento das mulheres do pré-natal ao puerpério e na triagem dos recém-nascidos. O treinamento já foi realizado nos DSEI Yanomami, Alto Rio Solimões e Vale do Javari, no Estado do Amazonas, e já capacitou cerca de 120 profissionais de saúde até o mês de junho. Os treinamentos são teóricos e práticos, tendo como objetivo promover a qualificação das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) por meio de atualização científica e aprimoramento de habilidades práticas.

Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem estão aprendendo a fazer exames do pé, coração, olho, orelha e língua em recém-nascidos para identificar precocemente doenças congênitas, infecciosas e assintomáticas. A triagem neonatal é uma ação preventiva que permite o tratamento imediato e específico e, ainda, a redução da mortalidade infantil e de sequelas associadas a cada doença.

A capacitação possibilitará que doenças sejam identificadas imediatamente nas comunidades indígenas sem necessidade de remoção para a rede hospitalar das cidades. “Tradicionalmente as mulheres tem parto nas aldeias e há a necessidade de alguns exames. Hoje os profissionais estão sendo capacitados para que possam fazer esses exames nas aldeias, para que as crianças possam ter mais segurança no crescimento e evitar futuras sequelas no desenvolvimento destas crianças”, afirma a coordenadora do DSEI Alto Rio Juruá, Iglê Monte da Silva.

Todos os Polos Base do DSEI receberam equipamentos para a realização dos exames de triagem neonatal. O treinamento teve como instrutor um médico pediatra neonatologista e o curso prático possibilitou o atendimento de cerca de 50 crianças indígenas durante o treinamento no DSEI Alto Rio Juruá.

Para o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (CONDISI), José Francisco Kaxinawá, os exames locais levarão mais qualidade de vida aos povos indígenas. “Acredito que com esse curso dado aos profissionais de saúde, vamos salvar muitas vidas dos nossos parentes lá na ponta das nossas crianças. Isso vai melhorar a qualidade do atendimento”, finalizou.

Por Cristiane Hidaka / Notícias Sesai — Ministério da Saúde (www.gov.br)