PF deflagra Operação RUTA 79 para combater o contrabando de ouro

Rio de Janeiro/RJ – A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (27/7), com apoio da Receita Federal, a Operação RUTA 79, que visa desarticular organização criminosa responsável pelo contrabando de ouro proveniente de garimpos ilegais do Norte do Brasil.

Postada em: DPF Polícia Federal

Na ação de hoje, que conta com aproximadamente 120 policiais federais, estão sendo cumpridos 4 mandados de prisão preventiva e 21 mandados de busca em apreensão no Rio de Janeiro/RJ, Angra dos Reis/RJ, São Paulo/SP, São Jose do Rio Preto/SP, Piracicaba/SP, Mirassol/SP e Belo Horizonte/MG.

As investigações tiveram início após a prisão de um policial federal, envolvido no esquema, responsável pela passagem ilegal da área pública para a área restrita do aeroporto, viabilizando os crimes de contrabando e descaminho. Durante as investigações foram apreendidos mais de 17 kg de ouro e joias avaliadas em mais de 1 milhão de dólares americanos.

Postada em: DPF Polícia Federal

Os investigados fazem uso de mulas, que transportam o ouro até a Itália utilizando-se de documentação ideologicamente falsa de empresas fictícias sediadas no Paraguai. Em seguida, a ORCRIM traz joias adquiridas na Ásia e EUA, utilizando-se também de mulas para introduzi-las de forma clandestina no Brasil.

Postada em: DPF Polícia Federal

Estima-se que, entre os anos de 2017 a 2019, a organização criminosa tenha contrabandeado mais de uma tonelada de ouro para a Itália.

Postada em: DPF Polícia Federal

Além do crime de organização criminosa (pena de 3 a 8 anos – art. 2º da Lei 12.850, de 2013), apura-se a prática dos crimes de lavagem de dinheiro (pena de 3 a 10 anos – art. 1º da Lei 9.613, de 1998), contrabando (pena de 2 a 5 anos – art. 334-A do Código Penal), descaminho (pena de 1 a 4 anos – art. 334 do Código Penal), receptação qualificada (3 a 8 anos – art. 180, §1º, do Código Penal) e usurpação de bens da União (art. 1 a 5 anos – art. 2º da Lei 8.176, de 1991).

O nome da operação faz menção à rota (ruta em italiano) do ouro. O número 79 faz referência à posição do elemento químico ouro na tabela periódica.

Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro

PUBLICADO POR:  DPF – POLÍCIA FEDERAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *