Operação Samaúma

De acordo com Decreto Presidencial de emprego das Forças Armadas na Garantia da Lei e da Ordem, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl) – Força Tarefa Conjunta Integrada Príncipe da Beira (FTCI PB) – desencadeou, no dia 3 de julho de 2021, a Operação (Op) SAMAÚMA em sua área de responsabilidade, a qual abrange os estados de Rondônia e Acre, além do sul do estado do Amazonas.

As ações serão desenvolvidas nos municípios de Porto Velho/RO, Cujubim/RO, Machadinho do Oeste/RO, Itapuã do Oeste/RO, Novo Aripuanã/RO, Candeias do Jamari/RO, Lábrea/AM, Apuí/AM, Boca do Acre/AM, Humaitá/AM, Canutama/AM e Manicoré/AM.

A Operação SAMAÚMA foi estabelecida pelo Decreto Presidencial nº 10.730, de 28 de junho de 2021, que autorizou o emprego das Forças Armadas na Garantia da Lei e da Ordem (GLO) nas terras indígenas, em unidades federais de conservação ambiental, em áreas de propriedade ou sob posse da União e, por requerimento do respectivo Governador, em outras áreas dos estados abrangidos, no período de 28 de junho a 31 de agosto do corrente ano. O nome da Operação homenageia a árvore conhecida como rainha da Amazônia, que guarda e distribui água para outras espécies e também pode ser chamada de mafumeira, sumaúma e kapok.

As ações serão voltadas ao combate aos crimes ambientais na Amazônia, com ênfase no desmatando ilegal, e ocorrerão em ambiente interagências, com o máximo de integração com Instituições Federais e Órgãos de Segurança Pública e Fiscalização (OSPF) dos estados de RO, AC e AM. Assim, no dia 30 de junho, a 17ª Bda Inf Sl realizou uma reunião preliminar, para a qual estiveram presentes as seguintes instituições: Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Secretaria de

Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM), Polícia Militar de Rondônia (PM/RO) e Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBM/RO).

Como primeira ação, na madrugada do dia 3 de julho, a FTCI PB empregou um Pelotão de Fuzileiros de Selva da 17ª Companhia de Infantaria de Selva (17ª Cia Inf Sl), no município de Cujubim, RO, especificamente na Floresta Nacional (FLONA) do JAMARI, com a missão de montar uma base de apoio logístico em apoio ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além de realizar patrulhamentos motorizados, visando ao reconhecimento de áreas de desmatamento, tendo resultado na apreensão de uma Escavadeira Hidráulica, que vinha sendo usada em área de garimpo ilegal.

Já no dia 14 de julho, uma ação conduzida pelo ICMBio na FLONA do JAMARI, apreendeu cerca de 700m³ de madeira que estariam prontas para serem extraídas ilegalmente. Não houve flagrante, mas estima-se que o valor do material apreendido foi de mais de R$ 1.200.000,00 (um milhão de duzentos mil reais). A ação contou com o apoio de tropas da FTCI PB, da Polícia Civil, Polícia Militar de Rondônia, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM).

REPERTÓRIO FOTOGRÁFICO

Fonte: Comunicação Social / 17ª Bda Inf SL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *