Operação conjunta apreende mais de 3 mil litros de combustível destinados à atividade de garimpo em Roraima

Uma ação conjunta da Fundação Nacional do Índio (Funai) e Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) resultou na apreensão de mais de 3 mil litros de combustível destinados à atividade de garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, em Roraima.

Foto: Divulgação – Postada em: FUNAI

Os 44 galões de óleo diesel e 15 de gasolina estavam escondidos às margens do rio Mucajaí. Também foram apreendidos um motor e uma embarcação.

Pela Funai, participaram da ação servidores do Grupo Especial de Proteção Etnoambiental e Territorial (GEPET), da Coordenação-Geral de Índios Isolados e de Recente Contato (CGIIRC) e da Frente de Proteção Etnoambiental Yanomami Ye’kuana (FPEYY), por meio da Base de Proteção Etnoambiental (Bape) Walo Pali.

A promoção de ações de fiscalização na TI Yanomami com a FNSP é fruto da Portaria nº 256, de 10 de junho de 2021, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A Bape Walo Pali, que funciona como barreira sanitária no âmbito da ADPF n° 709/2020 do Supremo Tribunal Federal (STF), é estratégica para ações de proteção territorial e apoio às comunidades indígenas Yanomami da região.

No último dia 18, uma ação conjunta da Funai e da FNSP já havia resultado na apreensão de 100 galões de combustível às margens do rio Mucajaí. A apreensão somou 5 mil litros de combustível, além de alimentação e equipamentos destinados à garimpagem ilegal. Na operação, foram surpreendidos ainda três garimpeiros, os quais foram conduzidos à Superintendência da Polícia Federal em Roraima.

Outras ações

Uma operação conjunta foi deflagrada na terça-feira (29), com o objetivo de combater a mineração ilegal na Terra Indígena Yanomami. Intitulada Operação Omama, a ação conta com o apoio da Funai, Polícia Federal, Exército, Força Aérea Brasileira (FAB), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e FNSP.

As equipes realizaram incursões estratégicas em diversos garimpos, com apoio de aeronaves, equipamentos e tropas especiais, visando apreender e inutilizar maquinários, aeronaves, insumos e outros materiais utilizados na extração de ouro.

Assessoria de Comunicação/Funai – Publicado em 30/06/2021 15h51 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *