Norte Conectado: finalizado com sucesso o Estudo de Rota Aprimorada

Terminou no dia 25/6 o Estudo da Rota Aprimorada (ERA) que mapeou o terreno e as condições para o lançamento de um cabo subfluvial no leito dos rios amazônicos. A embarcação, que partiu do porto de Manaus (AM) em 30/5, chegou em Santana (PA), cidade vizinha a Macapá, tendo realizado todas as etapas previstas do estudo hidrográfico para a implantação da Infovia 00, projeto piloto do Programa Norte Conectado. O programa é liderado pelo Ministério das Comunicações, que conta com o apoio da RNP no desenvolvimento do piloto.

Postada em: RNP

O objetivo da expedição, mapear o terreno do leito do rio e as condições do trecho onde será lançado o cabo de fibras ópticas que irá conectar Macapá (AP), Almeirim (PA), Monte Alegre (PA), Santarém (PA) e Alenquer (PA), foi alcançado antes do prazo previsto para o término graças às boas condições meteorológicas e à cheia que ocorreu nos rios amazônicos durante esse mês de junho.

A etapa de estudo topográfico constitui uma das fases essenciais de viabilidade do lançamento do cabo e complementa os dados necessários para o licenciamento. Na embarcação, esteve presente uma equipe multidisciplinar, da qual fez parte técnicos da EGS Brasil, empresa contratada para o levantamento hidrográfico. Aldemir Rodrigues, analista de Redes e Infraestrutura, participou como técnico da RNP responsável por analisar os dados conjuntamente com a EGS e apoiar nas tomadas decisões técnicas sobre a rota determinada para o lançamento.

A próxima etapa consiste no lançamento do cabo de fibras ópticas, que está previsto ainda para 2021. O Programa Norte Conectado irá expandir a infraestrutura de comunicações na Região Amazônica, contemplando políticas públicas de telecomunicações, educação, pesquisa, saúde, defesa e judiciário, entre outras.

PUBLICADO POR:   REDE NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA – RNP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*