Funai e Força Nacional apoiam ação de atendimento à saúde na Terra Indígena Yanomami

A Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) prestaram apoio a uma ação de atendimento de saúde da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) na Terra Indígena Yanomami, estado de Roraima, entre os dias 27 de junho e 1º de julho.

Servidor da Funai e agente da Força Nacional de Segurança Pública durante ação de atendimento à saúde indígena em comunidade Yanomami, estado de Roraima (foto: divulgação/Funai)

Por meio da Coordenação de Políticas de Proteção e Localização de Índios Isolados (COPLII/Funai), servidores da fundação fizeram parte da equipe composta por seis agentes de segurança e quatro agentes de saúde que atenderam as comunidades indígenas de Palimiú e Korekorema.

Para se deslocar até as comunidades, a equipe contou com o transporte de um avião de pequeno porte e um helicóptero. A Funai atuou na interlocução com as lideranças indígenas e solicitou o apoio da Força Nacional para garantir a segurança dos profissionais de saúde. Dois técnicos de enfermagem atenderam a comunidade Korekorema. A comunidade Palimiú recebeu a visita de um enfermeiro e um técnico de enfermagem. Três agentes da Força Nacional acompanharam cada dupla durante o deslocamento até as aldeias e o atendimento aos indígenas.

A comunidade de Palimiú fica a aproximadamente uma hora de voo da capital Boa Vista. De Palimiú até a comunidade de Korekorema são mais 15 minutos de helicóptero. O coordenador de Políticas de Proteção e Localização de Índios Isolados da Funai, Geovânio Pantoja Katukina, ressalta que a cooperação entre os órgãos governamentais foi fundamental para a continuidade da prestação de assistência à saúde na maior Terra Indígena do país. “A parceria entre a Funai, Sesai e Força Nacional é um exemplo de soma de esforços com o objetivo de garantir não só o direito à saúde dos indígenas, mas também a segurança dos profissionais que realizam esse atendimento na ponta”, pontua.

Assessoria de Comunicação / Funai
com informações da Diretoria de Proteção Territorial (DPT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *