Evento vai apresentar panorama para atuação de órgãos ambientais em incêndios florestais e queimadas no Pará

Seminário online será promovido no próximo dia 14 pelo MPF, em parceria com Ibama e Semas/PA

Arte: Ascom/MPF com imagem de Ana Cotta sob licença CC BY 2.0

O Ministério Público Federal (MPF), em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) do Pará, vai promover, no próximo dia 14, seminário online sobre a prevenção de incêndios florestais e o controle e fiscalização de queimadas.

O evento é destinado a secretários municipais de Meio Ambiente no estado e a coordenadores regionais da Semas, assim como ao corpo técnico das secretarias e coordenações. Para participar da videoconferência, esses convidados devem acessar o link www.mpf.mp.br/pa/evento a partir do horário de início do evento, às 8h30.

Entre os temas que serão abordados estão o panorama dos incêndios florestais do estado, a instrução normativa da Semas que trata da queima controlada, e o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), que é a principal estrutura federal no país para atuação no combate direto a incêndios florestais e queimadas não autorizadas e para a indução de mudança da cultura do uso do fogo na agricultura.

Programação do evento:

• 8h30 – abertura

• 8h45 – painel “Panorama dos Incêndios Florestais no estado do Pará e Estratégias de Monitoramento”, com o responsável pelo Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico (Comuc) da Semas, Saulo Carvalho

• 9h30 – painel “Prevfogo no Pará: Apresentação do Programa, Brigadas do estado e Possibilidades de Atuação Interagências”, com a coordenadora do Núcleo de Interagências e Controle de Queimadas do Prevfogo, Lara Steil, e com o coordenador estadual do Prevfogo, Antônio Jorge Passos Balderramas

• 10h15 – painel “Panorama da Queima Controlada e a IN 8/2015 da Semas/PA: Competência para Controle e Fiscalização, Procedimento e Estratégias de Atuação”, com a técnica da Semas Julianne Moutinho Marta

• 11h00 – painel “Programa Municípios Verdes (PMV): Estratégias de Controle de Queimadas – Experiência de Paragominas”, com a diretora-geral do Núcleo Executor do PMV/Semas, Jaqueline de Carvalho Peçanha

Painelistas

Saulo Carvalho é meteorologista e mestre em Ciências Ambientais, na área de Física do Clima. Atua nas áreas de previsão de tempo, clima, hidrologia e divulgação de dados de qualidade da água. Desde 2015 coordena o grupo de monitoramento de focos de queimadas e incêndios florestais, trabalhando diretamente em cooperação com o Corpo de Bombeiros Militar do Pará, no âmbito do Sistema Estadual de Defesa Civil.

Lara Steil é bióloga com mestrado em Biotecnologia e doutorado em Hidráulica e Saneamento. Trabalha como analista ambiental no Prevfogo/Ibama desde 2005. Ao longo de sua carreira de 16 anos no manejo do fogo, vem promovendo a cooperação nacional e internacional e o desenvolvimento de atividades relacionadas ao manejo integrado do fogo com comunidades indígenas, quilombolas e rurais, para uma mudança de paradigma em curso no país, de uma política de fogo zero para o manejo integrado do fogo por meio do desenvolvimento de políticas públicas.

Antônio Jorge Passos Balderramas é engenheiro florestal especialista em Heveicultura. Atua como instrutor do curso de formação de brigadas de prevenção e combate aos incêndios florestais do quadro nacional do Ibama, como multiplicador do Sistema de Comando de Incidentes (SCI, formado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, a Senasp), e como instrutor do quadro do Ibama do curso de alternativas sustentáveis ao uso do fogo no meio rural. Desde 2001 vem atuando com a implantação de alternativas sustentáveis ao uso do fogo no meio rural (como sistemas agroflorestais, hortas, mandalas, quintais agroflorestais, e roça sem fogo) e ministrando cursos de queima controlada em projetos de assentamento, terras indígenas, reservas extrativistas e comunidades quilombolas, por meio da capacitação de brigadas para prevenção e combate aos incêndios florestais.

Julianne Moutinho Marta é engenheira agrônoma, especialista em Gestão Ambiental e Botânica Tropical, com mestrado em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local. Técnica da Semas desde 2008 no licenciamento ambiental rural, atua no PMV desde 2013, no fortalecimento da gestão ambiental municipal, no âmbito do Projeto PMV Fundo Amazônia.

Jaqueline de Carvalho Peçanha é advogada e administradora. Especialista em Direito Sanitário, atuou como secretária municipal de Meio Ambiente e secretária municipal de Assuntos Jurídicos em Paragominas.

Serviço:

Evento: seminário on-line “Incêndios Florestais e Queimadas: Panorama para Atuação dos Órgãos Ambientais Paraenses”

Data e horário: 14/07, às 8h30

Público-alvo: secretários municipais de Meio Ambiente no Pará e coordenadores regionais da Semas e corpo técnico das secretarias e coordenações

Link para acesso à videoconferência: www.mpf.mp.br/pa/evento

Ministério Público Federal no Pará
Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *