Equipe de Saúde Volante retorna ao DSEI Kaiapó do Mato Grosso em ação de reforço

Mais de três mil atendimentos e procedimentos foram realizados pela Equipe de Saúde Volante da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) durante a “Ação Mebengokre de Saúde Mato Grosso”, realizada de 7 a 17 de julho, no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Kaiapó do Mato Grosso.

Postada em: SESAI

Junto com Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI) do Distrito foram realizados diversos atendimentos e procedimentos de saúde na aldeia Kapoto, do Polo Base Colíder. Toda equipe foi testada para Covid-19 antes de entrar em área indígena.

Postada em: SESAI

Além de atendimento médico com clínico geral, houve consultas de enfermagem e com nutricionista, atendimentos domiciliares, atualização vacinal, exames de ultrassonografia e testagem para diversas doenças. Também foram realizadas palestras informativas sobre prevenção de doenças e a importância da vacinação contra Covid-19. O Distrito já imunizou 72% da população com 18 anos ou mais e 41% com a segunda dose do imunizante contra o novo coronavírus.

Esta é a segunda ação de reforço realizada pela Equipe de Saúde Volante da SESAI no Distrito. Em novembro de 2020, a Equipe de Saúde Volante realizou 1,9 mil atendimentos e procedimentos em visitas domiciliares às aldeias. Na época foram realizados diversos atendimentos básicos de saúde e testagem para Covid-19 com enfoque na prevenção contra o novo coronavírus.

Postada em: SESAI

O DSEI Kaiapó do Mato Grosso tem uma população de aproximadamente 5 mil indígenas de 12 etnias. Os serviços básicos de saúde são realizados em visitas domiciliares, em 13 Unidades Básicas de Saúde Indígena (UBSI), em 3 Polos base e 3 Casas de Apoio à Saúde Indígena.

PUBLICADO POR: Notícias Sesai — Ministério da Saúde (www.gov.br)