SESAI inicia capacitação sobre cuidados pré-natais no DSEI Yanomami

Em parceria com a Opas e com apoio de especialistas, a Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde elaborou dois projetos piloto para realizar treinamento especializado para profissionais de saúde que atuam nas Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígenas dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas.

postada por: SESAI

Os cursos vão aprimorar a atenção ao pré-natal e às mães de recém-nascidos, além da atenção aos bebês, com foco no fortalecimento da realização de exames de triagem neonatal nas comunidades indígenas.

Os treinamentos, que incluem teoria e prática, vão promover a qualificação profissional por meio de atualização cientifica e aprimoramento de habilidades práticas. Além disso irão gerar documentos com sugestão e propostas para qualificar as ações de saúde e oportunizar a implementação de um modelo de treinamento mais adequado aos desafios da atenção à saúde das mulheres e do neonato indígena. Durante a ação, ainda serão disponibilizados equipamentos básicos.

O primeiro Distrito Sanitário Especial Indígena a receber a capacitação foi o DSEI Yanomami. Nesta fase inicial, estão sendo contemplados os DSEI que apresentam maior necessidade de atenção à saúde das mulheres e das crianças. O primeiro treinamento foi realizado no período de 31 de maio a 04 de junho, em Boa Vista, na Casa de Apoio à Saúde Indígena e reuniu 32 profissionais entre médicos e enfermeiros do DSEI Yanomami. Os DSEI Alto Rio Solimões, Vale do Javari e Alto Rio Juruá serão os próximos. O cronograma tem previsão de treinamentos até o final de junho.

PUBLICADO POR: Notícias Sesai — Ministério da Saúde (www.gov.br)