População indígena: 72% já foram imunizados com a segunda dose da vacina Covid-19

Ação da Saúde leva a vacina para 34 distritos indígenas do Brasil; 82% já receberam a primeira dose do imunizante

A imunização completa já alcançou 72% da população indígena que vive em terras indígenas no Brasil. Esse dado representa quase 295 mil indígenas com o esquema vacinal completo contra a Covid-19, isto é, com duas doses da vacina recebidas. A primeira dose da vacina já chegou a 82% (336.809) dos indígenas desde o início da campanha de vacinação. No total, mais de 630 mil doses foram aplicadas.

Esses índices são resultados do trabalho das equipes do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), que estão nas aldeias intensificando as ações de vacinação. A missão não é fácil: muitos locais são de difícil acesso, onde só é possível chegar de barco e as condições climáticas de algumas regiões também complicam o trajeto.

“O Brasil se destaca no contexto mundial pelo cuidado que está tendo com a população indígena antes e durante a pandemia. Nós somos o único País no mundo que conseguiu atender com atenção de saúde e imunização esse grupo específico de pessoas”, ressaltou o secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Robson Santos da Silva.

Todas as doses necessárias para a imunização completa do público-alvo (população vacinável) composta por 408.232 indígenas maiores de 18 anos, cadastrados e acompanhados pelos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), já foram enviadas pelo Governo Federal às aldeias para o enfrentamento da Covid-19.

A população indígena faz parte dos grupos prioritários do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 (PNO) e foi contemplada desde a primeira pauta de distribuição de vacinas, em janeiro deste ano. O Ministério da Saúde já distribui doses suficientes para imunizar 100% desse público.

Além dos indígenas, cerca de 20 mil profissionais de saúde que atuam nessas áreas também foram imunizados, garantindo o funcionamento das unidades de atendimento e a proteção desses trabalhadores da linha de frente. O andamento da campanha de vacinação da população indígena pode ser acompanhado na plataforma LocalizaSUS.

VACINAÇÃO ACELERADA

Desde janeiro, o Ministério da Saúde já distribuiu mais de 110 milhões de doses de vacinas Covid-19. Mais de 56,4 milhões de brasileiros já receberam a primeira dose do imunizante.

A previsão é de que, em junho, o Ministério da Saúde receba dos laboratórios aproximadamente 40 milhões de doses de vacinas.

O Governo Federal já investiu cerca de R$ 30 bilhões para a compra de vacinas Covid-19. Mais de 600 milhões de doses estão encomendadas para serem entregues até o fim do ano, após acordos fechados com diferentes laboratórios.

PUBLICADO POR:   MINISTÉRIO DA SAÚDE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *